Vender Online: como começar uma operação de vendas digital
Está iniciando seu e-commerce e ainda não sabe como começar a vender online? Fique ligado que este texto é para você.
Hoje, o comércio eletrônico já é a profissão de muitos e cada vez mais se torna uma vontade de todos. Vários iniciantes, entretanto, estão optando por investir em lojas virtuais, considerando ser uma opção mais “fácil”.
Embora em alguns pontos realmente seja, engana-se quem pensa que basta colocar um site no ar, com os produtos devidamente cadastrados, para conseguir vendas e crescer no ambiente digital.
Infelizmente, dinheiro não cai do céu.
Para alcançar sucesso no universo online é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital, além, claro, de muito esforço e dedicação.
Ao longo deste post, vamos compartilhar algumas dicas para iniciar uma loja virtual e, consequentemente, começar a vender.
Planejamento do e-commerce: o que vender
O leque de formas e opções para vender online é infinito. Você quer vender produtos ou serviços? Produtos digitais ou produtos físicos?
Esse é o primeiro ponto que você deverá pensar: “o que vou vender na internet?”. As dicas são:
Escolha algo que você goste
Convenhamos, é mais fácil vender um produto/serviço que você gosta e conhece do que algo que você nem sabe o que é e faz só porque “dá dinheiro”.
Opte por algo que você goste, acredite ou que, pelo menos, compraria.
Escolha um Nicho de mercado
Cada nicho de mercado apresenta oportunidades e comportamentos diferentes.
Opte por um segmento específico e focado. As chances de você ter menos concorrentes e mais sucesso é maior se você conseguir direcionar o seu foco para dentro de um segmento, ou até mesmo de um micro-segmento.
Por exemplo, vamos supor que você entende de tudo sobre casamento. Este nicho é bem amplo e contém um leque enorme de oportunidades e, principalmente, de concorrentes. Lembrando que o ideal é escolher um segmento específico, porque não vender apenas produtos relacionados à despedida de solteiro?
Estude o mercado e o setor de atuação
A análise de mercado serve para entender o setor em que seu e-commerce estará inserido. Por meio dela, você saberá qual é o volume de busca do seu produto e identificará possíveis concorrentes.
Você deve identificar os fatores macro e microeconômicos que afetam o negócio, especificar tendências, descobrir oportunidades e conhecer os riscos inerentes a sua atividade.
Pra te ajudar nessa pesquisa, utilize ferramentas que contenham pesquisa de palavras chave, dados de volume de pesquisa, dados sobre sites de seus concorrentes e até dados sazonais.
Vender Online: para quem vender
À medida em que for escolhendo o que vender online, você automaticamente pensa para quem vai vender. É preciso ter em mente que é o cliente quem definirá o sucesso do seu negócio.
Você identificará para quem você vai vender online e, principalmente, como se comunicar com essas pessoas através de alguns questionamentos, como: seu produto soluciona os problemas de quem? Agrega valor para a vida dela? Que problemas ele soluciona para essa pessoa?
Após identificar quem é a sua audiência, você também terá que descobrir onde ela costuma estar e de que forma ela costuma interagir. Para essas questões mais específicas, é importante definir a persona da sua loja virtual. Essa etapa é fundamental para um bom planejamento de marketing digital.
Afinal, é nela que você definirá com quem falará, qual o tom de voz que deverá ser utilizado e isso ajudará a pensar nas ações que serão executadas.
Loja Online: qual plataforma escolher?
Após definir o que vender e para quem vender, chega a hora de escolher uma plataforma adequada para seu e-commerce. Essa decisão é fundamental pois influencia diretamente o coração da sua loja virtual.
Cada plataforma de e-commerce tem suas funcionalidades e limitações. Dependendo da sua necessidade, esse leque de opções pode ser determinante. Por isso, é necessário escolher bem diante do universo de opções.
Pesquise pelos depoimentos de clientes que já utilizam a plataforma que você está cogitando e avalie as experiências com as soluções, busque entender o que elas têm a reclamar e a elogiar.
Pergunte sobre a gestão do e-commerce, navegue pelas lojas virtuais que utilizam as plataformas que você está considerando e observe a usabilidade, os recursos oferecidos e a experiência gerada.
Como divulgar a loja virtual?
Você fez todo planejamento, definiu o que vender, identificou seus concorrentes, localizou os potenciais clientes e a loja já está no ar. E agora?
É hora de apresentar seu e-commerce para o mundo!
Não adianta ficar esperando que um cliente milagrosamente venha te encontrar. É necessário criar ações estratégicas que atraiam o público ideal até sua loja virtual e que lá eles convertam em vendas.
Por isso, as dicas seguintes são valiosas.
Produza conteúdo
O conteúdo é uma das melhores formas de levar visitantes para sua loja virtual.
Criar textos e vídeos interessantes para o consumidor e apresentar esse conteúdo na sua loja, nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter etc.) ou em um blog é uma forma eficiente de atrair acessos e ainda criar um relacionamento que futuramente o levará à compra.
Redes sociais
A força das redes sociais dispensa maiores apresentações. Hoje, por exemplo, é raro você encontrar alguém não tenha um Facebook ou Instagram. Por isso, estar presente nas redes sociais é uma obrigação para sua empresa.
E-mail marketing
Apesar de ser um canal antigo, o e-mail marketing é uma das melhores estratégias quando a intenção da empresa é cultivar relacionamentos, fidelizar e engajar clientes, aumentando as taxas de conversão.
Invista em anúncios online
A internet possui uma vasta possibilidade para ser usada a seu favor. Busque os canais de divulgação que mais fazem sentido para sua marca e destine parte do orçamento para investir em propaganda e divulgação.
Invista em SEO
O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo.
Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Por isso, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.
Agora você sabe como começar a vender online e o que precisa ser planejado.
Gostou das nossas dicas para começar a vender online? Em caso de alguma dúvida, fale com o nosso consultor.