Loja Virtual

Saiba como estimular a recompra do seu e-commerce

Estimular a recompra no seu e-commerce pode ser muito mais eficiente e barato que atrair novos clientes.

O que acontece com uma loja que não vende? Sem clientes, vendas e faturamento, não há comércio que resista.

Só que, na intenção de melhorar as vendas, muitas lojas virtuais investem em divulgação para novos clientes, o que geralmente tem um custo alto. Mal sabem elas que existe uma solução mais em conta e eficiente: estimular a recompra do e-commerce.

Dessa forma, a solução já está dentro de casa, pois a base de clientes é ativada para voltar a comprar na loja. Para incentivar o retorno, você só precisa lançar mão de algumas ações, que geram bem menos custos e esforços do que a atração de novos clientes.

Neste post, veja as nossas dicas para estimular a recompra do e-commerce e aumentar as vendas da sua loja virtual!

Faça a segmentação dos clientes

Para incentivar que o cliente volte a comprar, ele precisa se sentir único e valorizado. Então, não adianta enviar o mesmo e-mail marketing para toda a base. Assim, você acaba sendo inconveniente, pois muitos receberão conteúdos que não têm nada a ver com eles.

Por isso, leve a sério a segmentação de clientes para enviar os conteúdos certos para as pessoas certas. Saiba, por exemplo, quais páginas cada cliente visitou, quando foi sua última compra e quais produtos ela já adquiriu para gerar ofertas personalizadas e com mais chance de conversão.

Crie ofertas relevantes

A partir do seu conhecimento sobre os clientes, é possível fazer a segmentação da base e criar ofertas relevantes para cada grupo.

Por exemplo, os clientes que compraram um fogão recebem um e-mail com panelas em oferta. Outro exemplo: quem não aparece há mais de um ano recebe uma mensagem de “estamos com saudades”, com um cupom de desconto para voltar logo.

Invista em tecnologia

Não pense que você precisa contar nos dedos o tempo que o cliente está afastado da sua loja ou o número de pessoas que compraram determinado produto.

Existem softwares de automação de marketing que fazem isso por você: eles captam os dados de comportamento do usuário, segmentam a base de clientes de acordo com critérios e automatizam o envio de e-mails.

Ofereça boas experiências

Clientes só voltam a comprar em uma loja se tiverem uma boa experiência com ela. Isso significa receber um bom atendimento, encontrar tudo o que deseja, finalizar a compra sem dificuldades e receber o produto no prazo.

Mas o cuidado deve continuar: depois, ao estimular a recompra, o cliente também precisa ter uma boa experiência! Assim, ele não só volta a comprar, mas também recomenda a loja para outras pessoas.

Dê muita atenção para o atendimento

Problemas acontecem até com as melhores lojas. Mas o que faz diferença mesmo é como cada e-commerce lida com eles.

Por exemplo, se um cliente está com atraso na entrega e você não dá assistência, esqueça — ele não volta mais. Mas se você der atenção, for ágil nas respostas e resolver a questão, a qualidade do atendimento é que fica na lembrança, e não o problema.

Fique de olho nos números

Acompanhe a taxa de recompra do e-commerce. Ela diz muito sobre a qualidade do atendimento na sua loja e a experiência que você está oferecendo aos visitantes.

Para entender melhor, analise as métricas sobre o comportamento do usuário dentro do site e o desempenho das campanhas de e-mail. Assim, é possível saber o que funcionou e o que pode ser otimizado, para gerar ainda mais vendas com a sua estratégia de recompra.

Então, quer vender mais sem gastar muito? Aplique essas dicas na sua loja! Olhe com carinho para quem já é seu cliente e já ficou satisfeito com a sua loja, pois esse público pode trazer ótimos resultados para você.

Agora, se você gostou do que leu, compartilhe este post nas redes sociais e deixe que mais pessoas saibam como aumentar a recompra do e-commerce!

 

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