Como preparar seu e-commerce para Black Friday 2017?
Veja algumas ações que você pode iniciar para aproveitar ao máximo uma das datas que mais geram lucro para os ecommerces brasileiros
A Black Friday é aguardada com muita ansiedade por varejistas e consumidores. A data tem um grande apelo de vendas: a promoção. Nos anos anteriores, o Black Friday não decepcionou e para 2017 a expectativa é grande.
A cada ano o consumidor está mais confiante e os lojistas entenderam que não se trata apenas de vender mais em um único dia, mas de formar e fidelizar uma nova base de clientes. Dados do e-bit mostram que algumas empresas chegam a faturar até 4% do faturamento do ano nesse dia.
Vendas pelo e-commerce na Black Friday podem crescer de 15% a 20% em 2017 – Google Brasil
A empresa levou em consideração que o evento promocional de novembro representa o pico de utilização de seu buscador no Brasil. Se alcançar a estimativa de crescimento, as vendas do e-commerce na Black Friday poderão somar ao menos R$ 2,2 bilhões.
Em 2016, o evento representou vendas de R$ 1,9 bilhão, conforme dados da Ebit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico.
São números bons sim ou não? Então continue lendo e veja como seu e-commerce pode aproveitar o Black Friday para aumentar suas vendas.
1. Origem do Black Friday
Muitas são as teorias sobre a origem do Black Friday, mas a que mais faz sentido e é divulgada é que ele surgiu após o dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.
Por acontecer na última quinta-feira de novembro, grande parte da população vai às ruas realizar as compras de Natal na sexta. O grande número de carros e pessoas, junto com a grande movimentação do comércio, os norte-americanos passaram a chamar esse dia de “sexta-feira negra”, por conta do caos causado.
Então, para se destacar dos concorrentes e ganhar a atenção, os lojistas passaram a criar promoções com descontos realmente significativos. A partir de 2011, o nome foi oficializado e se tornou o maior dia de compras em todo o mundo.
2. Black Fraude no Brasil
Nos Estados Unidos, o Black Friday é realmente um marco e leva os consumidores a loucura.
Todos os anos milhares de americanos se preparam, montam verdadeiros acampamentos na frente de suas lojas preferidas e logo de madrugada começam a aproveitar os descontos, que são realmente incríveis.
Os descontos chegam a 90%, o que justifica o comportamento muitas vezes assustador dos consumidores para garantir a oferta e conquistar aquele produto desejado.
Porém, no Brasil, a história é outra e muitas vezes se torna motivo de piadas. Os motivos? São vários.
- A falta de tradição dos consumidores brasileiros;
- A falta de preparo das lojas físicas e e-commerces para receber o grande volume de clientes;
- Principalmente o fato de que, infelizmente, o evento é considerado uma farsa no país
Tudo isso somado a uma má experiência com a loja virtual ou processo de finalização de compra complexo aumentam as dúvida sobre a sua credibilidade do evento e faz com que parte do seu potencial se perca.
Somente no ano passado foram registradas mais de 8 mil reclamações sobre as promoções feitas no e-commerce brasileiro para a Black Friday.
Entrentato, se o seu negócio agir de maneira inteligente, preventiva e também transparente com os seus consumidores, você pode tornar um Black Friday uma excelente ferramenta de captação de novos clientes, aumento nas vendas, conquista de público e também de branding e manutenção da sua marca.
3. Previsão da Black Friday em 2017
Para 2017, as projeções da Black Friday são extremamente positivas. Além do aumento de 20% do faturamento (R$2,2 bilhões), a confiança do consumidor nas lojas e marcas que participam da ação também voltou a subir.
Segundo a pesquisa do Google, mencionada acima, o“Thank God It’s Black Friday 2017”, a perspectiva de crescimento para a Black Friday alcança todos os pontos de interesse do mercado. A perspectiva de democratização da BF para todos os setores, e não mais apenas o varejista, também tem se concretizado.
Intenções de compra
68% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday. Em 2016, esse número era de 61%. O aumento das intenções de compra é um bom sinal, principalmente se a gente considerar o atual cenário politico e econômico do país.
Consumidor preparado para comprar na Black Friday
O consumidor brasileiro está cada vez mais preparado para comprar na Black Friday. A pesquisa do Google mostra que o tempo médio de pesquisa antes do consumidor realizar a compra chega a 16 dias. O que nos mostra mais uma vez a importância de se planejar para essa data.
O número de pesquisas por preço e promoções da ação, no dia da Black Friday, também dispara e a expectativa de crescimento é de até 46% em relação ao ano passado. Esse movimento é natural e acompanha a tendência do consumidor super informado e preparado para fazer compras online, afinal, cerca de 71% dos internautas que participaram da pesquisa já compraram em alguma Black Friday anteriormente.
O principal fator que influencia na hora da compra ainda continua sendo o preço, mas outras variáveis passaram a figurar a lista de influência do consumidor:
A confiança do consumidor nas lojas ou nas marcas que pretende comprar, apesar de figurarem no segundo e terceiro lugares, tem ganhado muita importância. Especialmente quando consideramos que a fidelidade dos clientes vem aumentando, sendo que dois terços das compras realizadas na Black Friday de 2016 foram feitas nas mesmas lojas em que os consumidores já costumavam comprar.
Ticket médio e formas de pagamento
Acredita-se que o valor do Ticket médio deve acompanhar a crescente dos últimos anos. Já as formas de pagamentos, as que devem se manter em 2017 são:
As compras à vista dependem muito das condições oferecidas pela empresa. Elas são mais atrativas quando existe a opção de um desconto ainda maior no pagamento à vista no boleto, por exemplo. Um ponto de atenção é que nem todo boleto emitido é pago.
Categorias mais procuradas
As categorias de produtos mais buscadas durante a Black Friday formam um painel interessante dos hábitos do consumidor digital brasileiro. As categorias de eletrônicos e informática ainda são as mais buscadas, entretanto, novas categorias tendem a surgir com força na Black Friday de 2017:
4. Como um e-commerce pode vender mais na Black Friday
Comece a pensar no estoque
A data parece estar longe, mas já é necessário pensar em quais produtos serão ofertados e certificar-se de que há um bom estoque deles. Tenha os produtos à pronta entrega ou esteja muito bem alinhado ao seu fornecedor, pois é preciso entregar todos os seus produtos no prazo correto sem atrasos para não haver reclamações ou cancelamentos de compra.
Também não adianta querer dar desconto apenas no estoque que está encalhado. Claro, é importante fazer os produtos girarem, mas lembre-se de ofertar também produtos que são bastante desejados pelos clientes.
Alinhe a logística
Muito importante para o sucesso da Black Friday do seu e-commerce, a logística deve estar alinhada e muito bem preparada. Não conte apenas com os Correios: se necessário, contrate uma empresa especializada para realizar as entregas.
Marketing para a Black Friday
Invista no marketing e numa comunicação especial para o Black Friday. Comece a anunciar sua loja virtual desde já e realize campanhas virtuais com antecedência para que sua marca se torne relevante nessa época e marque presença na mente do consumidor.
Calcule aproximadamente 3 semanas de antecedência para já começar as campanhas e não tenha medo de investir! Seja agressivo e trabalhe com todas as possibilidades: campanhas de e-mail marketing, Google Adwords, Facebook Ads e o que mais seu orçamento permitir.
Nada de fraude
Consumidores engajados com a Black Friday costumam monitorar preços de lojas virtuais, portanto, nem pense em fraudar preços, ou seja: aumentar o preço usual dele para depois dar o desconto.
Você pode imaginar que estará lucrando com isso, mas a imagem da sua empresa ficará queimada por um bom tempo caso a fraude seja descoberta!
Ofereça diferenciais
A maioria dos e-commerces também estará investindo pesado na Black Friday, por isso, é importante oferecer diferenciais para se destacar da concorrência.
Pense em opções como entrega expressa, frete grátis à partir de determinado valor, brindes, descontos ainda maiores em kits de produtos comprados juntos, e até mesmo um cupom de desconto para uma compra futura dentro de um limite de data.
Aumente as opções de pagamento
Se o seu e-commerce tem poucas opções de pagamento, considere aumentá-las para a Black Friday. Seja boleto, cartão de crédito, PayPal ou outras soluções, é sempre bom oferecer todas as possibilidades aos clientes.
Prepare-se para o fluxo de clientes
Se sua estratégia de marketing e seu mix de produtos em oferta está bem selecionado e planejado, com certeza fará sucesso e irá aumentar o fluxo normal que sua loja virtual recebe.
Esteja preparado para entrar em contato com a empresa que realiza sua hospedagem e garantir que seu e-commerce não vai ficar fora do ar por excesso de visitas.
Fique atento também se a sua loja virtual tem uma boa versão responsiva, para que os clientes possam comprar pelo celular ou tablet sem terem problemas.
Faça um agrado aos clientes antigos
Há mais uma maneira que o seu e-commerce pode vender mais na Black Friday: ofereça privilégios para clientes que já fizeram compras em sua loja virtual antes.
Crie uma campanha de e-mail marketing especial para eles com um código de desconto único, que garante ainda mais desconto nos produtos que escolherem em seu site.
Preparado para a Black Friday?
Acredito que você tenha percebido que a Black Friday deste ano promete bons números em vendas, né? E também que para aproveitar bem essa data, é preciso atuar de forma bem planejada e estratégica.
Para ajudar você nessa tarefa, nós criamos um material com as melhores práticas para seu e-commerce vender mais no Black Friday de 2017. Ele será enviado primeiro por e-mail, então assine já nossa newsletter para não perder o material e sair na frente da concorrência!