Naming, o batizado da marca.
Imagina quão louco seria o mundo se as coisas, pessoas e empresas não tivessem um nome! E você? Já se imaginou sem um nome? Seria muito difícil você ter uma história ou diferencial. Seu nome é o que te diferencia de outras pessoas, é o que te torna único.
E é mais ou menos assim que funciona com uma marca, seu nome é a primeira impressão gerada no mercado e na mente de seus consumidores. Um nome ruim pode ser a destruição de um produto ou de uma marca, já um bom nome pode gerar ótimas experiências e resultados profundos e duradouros. E para que uma marca não comece errando pelo seu nome é que surgiu o NAMING, técnica para “criar” nomes que já nasçam comunicando, que carreguem um significado desde o primeiro contato. Essa técnica faz parte do processo de Branding.
O mercado competitivo tem suas exigências e, dessa forma, ou sua marca é relevante ou simplesmente não é. Nomes como “Maria’s restaurante” ou “Bar do João” podem não passar a mensagem que sua marca ou empresa precisa e com isso acabar perdendo clientes. Muitas empresas não dão a devida importância para a elaboração de seus nomes e por isso vemos alguns #fails como esse:
Essa empresa não levou em consideração a internacionalização do seu nome e o resultado é o que nós sentimos ao ver seu nome, uma mensagem completamente diferente da imaginada pelos diretores da empresa. O que para uma cultura pode não ter um cunho pejorativo, para outra pode ser um xingamento.
Para batizar uma marca você vai precisar de conhecimento de mercado, psicologia, sociologia, linguística, semiótica, etimologia, gramática, criatividade e todo um processo de criação – ou pode nos chamar. Esse processo envolve análise competitiva, posicionamento, desenvolvimento, registro, teste criativo e outras etapas.
Palavras carregam significados, evocam sensações e trazem lembranças. Sua escolha não pode ser aleatória, deve ser pensada e estar em um contexto objetivo. Um bom nome separa a marca de seus concorrentes, demonstra diferenciação, reforça sua plataforma de posicionamento, torna a marca inesquecível e inspira o marketing e a publicidade.
Um bom nome envolve muitos fatores, como:
- Relação com o negócio;
- Personalidade da marca;
- Sonoridade;
- Inovação.
Esse texto foi apenas uma introdução ao tema, voltaremos a falar sobre a construção e a importância do Naming.