Conheça as métricas fundamentais para o sucesso do e-commerce!
Ter uma loja virtual requer muitos cuidados e esforços como qualquer outro tipo de negócio. É mais do que necessário ficar atento à concorrentes, tendências, entender o seu público alvo e ter uma boa divulgação para garantir o sucesso do e-commerce.
Além do mais, é muito importante saber como anda a saúde do seu negócio para que se possa entender o que precisa ser ajustado para alcançar seus objetivos. Por isso, você precisa ficar de olho das métricas da sua loja virtual.
Uma das vantagens do e-commerce é poder monitorar cada ação de um usuário, mas, para isso, é preciso entender quais são as principais métricas que merecem a sua atenção, o que elas significam e como mensurá-las.
Neste post nós vamos te ajudar a desvendar os mistérios das métricas de e-commerce e tirar todas as suas dúvidas sobre elas. E é isso que mostraremos nesse post.
1 – Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
CAC é quanto você vai gastar para transformar os visitantes da sua loja em clientes. É considerada a métrica mais importante por muitos gerentes de e-commerce.
Para medir o CAC, você precisa ter os números de todos os gastos que teve durante o período analisado para gerar tráfego para sua loja e dividir esse valor pelo número de clientes conquistados.
2 – Ticket Médio
O Ticket Médio é o valor médio de compra que um cliente gasta em seu e-commerce.
Com ele é possível entender quantos clientes são necessários para que você atinja sua meta de vendas. Para calcular o Ticket Médio, é só fazer o seguinte cálculo:
Soma do total de vendas (R$) / Número de vendas feitas.
3 – Taxa de conversão
Manter a taxa de conversão alta é o principal foco para seu e-commerce, pois vai mostrar quantas vendas, de fato, estão sendo realizadas.
Se você deseja ter uma loja virtual de sucesso, você precisa saber se suas páginas de produto são capazes de transformar visitantes em clientes de sua empresa. Para medir a taxa de conversão do seu e-commerce, use a formula a seguir:
(Nº de visitantes que realizam uma ação / Nº de Visitantes) x 100
Feito isso, você saberá a porcentagem de visitantes que realizaram uma compra.
4 – Abandono de carrinho
Outra métrica importante é o abandono de carrinho. É importante entender em qual das etapas de compra os visitantes têm desistido para saber em qual processo é necessário realizar modificações.
Por exemplo, se a maioria das pessoas desiste com o produto dentro do carrinho, possivelmente o seu problema está na finalização, ou seja, no pagamento. Além de questões técnicas, o frete caro e longo prazo na entrega podem ser fatores que aumentam essa taxa.
Por isso, é importante saber a taxa de Abandono de Carrinho, que é calculada assim:
(Nº de pessoas que colocam um produto no carrinho / Nº de pessoas que realizam uma compra) x 100
Um empreendedor virtual precisa estar cercado por números, métricas e afins. Ter tudo registrado em números pode fazer toda a diferença para o sucesso do e-commerce. Focar sempre em melhorias é muito importante para manter uma boa reputação com seus clientes e ter em mente a importância dessas métricas é essencial.
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