Métricas para acompanhar o sucesso do seu e-commerce
Ter uma loja virtual requer muitos cuidados e esforços como qualquer outro tipo de negócio. É mais do que necessário ficar atento à concorrentes, tendências, entender o seu público alvo e ter uma boa divulgação.
A mensuração de resultados é algo que faz parte do dia a dia desses cuidados. É muito importante saber como anda a saúde do seu negócio para que possa entender o crescimento, se é possível crescer mais, se estabelecer, o que precisa melhorar…
É aí que surgem as métricas de e-commerce, pois elas mostram exatamente esses pontos que citei. O acompanhamento dessas métricas nos ajuda a manter as estratégias mais corretas e alcançar os resultados desejados mais rapidamente. A seguir você verá quais são as mais importantes, e entender como usá-las.
1 – Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
Como o nome já diz, CAC é quanto você vai gastar para transformar os visitantes que geram o tráfego da sua loja em clientes, no final do processo. É considerada a métrica mais importante por muitos.
Para medir o CAC você precisa ter os números de todos os gastos que você teve, desde o início, para gerar tráfego para sua loja (e-mail marketing, Facebook Ads, Google Ads, etc.), e dividir esse valor pelo número de clientes conquistados, seja por um período ou em uma campanha.
Depois de conhecido o CAC, será possível identificar o Ticket médio ideal e até podem ser feitos ajustes para uma tentativa de redução do CAC e aumento dos lucros.
2 – Ticket Médio
Um item que não poderia ficar de fora dessa lista. É fundamental saber quanto cada pedido gera de receita para sua empresa para poder elaborar seu plano de negócio e decidir quais os próximos passos do seu planejamento, programar metas e saber o quanto falta para alcançá-las.
Você só não pode esquecer de levar em consideração fatores como feriados, por exemplo, que podem aumentar ou diminuir sua venda nesse período. Para medir o ticket médio é simples, basta somar o valor total de vendas no período que você estipulou para a meta e dividir esse valor pelo número de pedidos realizados.
3 – Taxa de conversão
Quanto mais visitas, maior a chance de vendas. A taxa de conversão serve para ver quantas das pessoas que visitam seu site, concluem a compra.
Manter essa taxa alta é o principal foco para seu e-commerce, pois vai mostrar quantas vendas de fato estão sendo realizadas. Se você deseja ter um e-commerce de sucesso, você precisa saber se suas páginas de produto são capazes de transformar visitantes em clientes.
E, para medir a taxa de conversão do e-commerce, basta somar o total de vendas realizadas por meio de uma página de produtos e dividir pelo número total de visitas em um determinado período.
O resultado percentual indica quantas vendas seu e-commerce gera a cada 100 visitas em seu e-commerce. Você poderá realizar também Testes A/B para descobrir, por exemplo, o melhor formato de página de produto que traz maior conversão.
4 – Abandono de carrinho
Outra métrica importante é o abandono de carrinho. Precisa ter um acompanhamento de perto, pois se o cliente chegou ao carrinho, significa que ele se interessou pelo produto e quer finalizar a compra.
Essa finalização pode não ocorrer por alguns motivos, tais como frete caro e prazo longo na entrega. É uma taxa que precisa ter um número baixo, para que você consiga um lucro maior.
Não adianta de nada ter todas as etapas perfeitas, mas a taxa de abandono de carrinho ser alta. Podemos medir a taxa de abandono dividindo o total de carrinhos abandonados pelo total de clientes que chegaram ao carrinho, tendo finalizado a compra ou não.
O resultado mostra o percentual de carrinhos abandonados na sua loja virtual. Uma dica que pode fazer diferença é ter a opção de lista de desejos ou o carrinho de compras ficar gravado. O cliente pode estar com alguma dúvida e, depois de saná-la, retornar ao seu site para finalizar a compra. Se ele não tiver que procurar o produto novamente, fazer todo o processo para alcançar o carrinho, pode ser um diferencial.
Um empreendedor que se preze, vive cercado por números, métricas e afins. Ter tudo registrado em números pode fazer toda a diferença para o futuro da loja virtual. Essas métricas farão você entender a razão pelo crescimento do seu e-commerce, ou o que você precisa fazer a mais para obter esse crescimento.
Focar sempre em melhorias é muito importante para manter uma boa reputação com seus clientes, e ter em mente a importância dessas métricas é essencial.
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