Marketplace: o que é e como ele pode aumentar as vendas da sua loja virtual?
Você sabe o que é um marketplace? Este recurso, constantemente confundido com o e-commerce, pode aumentar as vendas da sua loja virtual!
Quer saber mais? Neste post, explicaremos como o marketplace funciona e daremos importantes dicas para você implementá-lo na sua empresa.
Antes, entretanto, vamos explicar o que difere este recurso do modelo tradicional de e-commerce.
Marketplace: o que é?
Assim como o modelo tradicional de e-commerce, o marketplace também é um site desenvolvido para promover a venda de produtos pela internet.
Existe, porém, uma diferença essencial entre os dois.
Enquanto o primeiro vende apenas produtos de uma determinada loja, o segundo traz uma proposta mais colaborativa. Por meio dele, diferentes lojas podem vender seus produtos em um mesmo local.
Ou seja, em um e-commerce você entra no site da Loja X e escolhe uma geladeira que é vendida e enviada pela própria Loja X. Já no caso de um marketplace, você pode entrar no site da Loja X e escolher uma geladeira que está sendo vendida e enviada pela Loja Y.
Este, entretanto, não é o único diferencial entre o e-commerce e o marketplace. O formato da receita, formato jurídico, gerenciamento de estoque, variedade e profundidade de produtos ou serviços, grau de abertura ou curadoria de novas lojas e produtos, dentre outros, também são aspectos que os diferem.
Como o marketplace funciona?
Os lojistas que tenham interesse em vender em um determinado marketplace precisam se cadastrar (assim como os seus produtos) na plataforma.
A partir daí os produtos passam a ser divulgados. Eles aparecem em pesquisas e são sugeridos aos usuários, de acordo com seu histórico de buscas e compras.
Em troca de toda a estrutura e divulgação, será cobrada uma taxa, forma pela qual a empresa que detém o recurso consegue lucrar.
Exemplos de marketplaces
No Brasil, este recurso começou a ser implementado em 2012. Hoje, muitas grandes empresas digitais já aderiram. Confira alguns exemplos:
Mercado Livre:
Este é o marketplace mais tradicional da América Latina. Todos os anos, realiza milhões de transações e processa bilhões de dólares de milhões de vendedores para milhões de compradores.
B2W:
Maior grupo de e-commerce da América Latina, a B2W engloba os canais Submarino, Americanas e Shoptime. Recentemente, a empresa abriu suas portas para produtos de múltiplos fornecedores por meio do modelo de marketplace.
Walmart:
Um dos maiores e-commerces do Brasil, também abriu suas portas para o modelo de marketplace em busca de maior variedade de produtos.
CNOVA:
Detentora dos gigantes Extra, Casas Bahia e Ponto Frio, a CNOVA também lançou seu marketplace para aproveitar seu tráfego de usuários para ampliar a variedade de itens.
Elo7:
Maior marketplace de produtos feitos a mão no Brasil com mais de 4 milhões de visualizações por mês.
Marketplace: vantagem para o lojista
Para os lojistas, este recurso é sinônimo de colaboração. Abaixo, listamos algumas vantagens para os que optam pelo marketplace.
Mais visibilidade:
As empresas, sejam elas grandes ou pequenas, conseguem mais visibilidade e alavancam as vendas anunciando seus produtos nos marketplaces.
Seguindo o modelo das lojas físicas em shopping centers, as pessoas entram para comprar o produto de outra loja, mas veem o seu na vitrine e acabam levando também.
Maior reputação:
Outra vantagem diz respeito ao ganho de reputação junto ao consumidor.
Quando uma loja menos conhecida coloca seu produto no marketplace de uma gigante, consegue superar algumas objeções de compra ligadas à falta de confiança.
Maior retenção:
É possível que os clientes fiquem mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande oferta e diversidade de produtos.
Afinal, é muito mais prático realizar várias compras em um só site (e um só pagamento), do que em vários.
Mais produtos, menos estoque:
Ter um marketplace é ter a possibilidade de oferecer uma infinidade de produtos sem precisar tê-los em estoque (e, consequentemente, arcar com os gastos).
Menos custos com marketing:
Como a sua rede é formada por compradores e vendedores, será do interesse dos vendedores atraírem seu público para a plataforma, diminuindo a necessidade de grandes gastos.
Vantagem para o cliente
Para os usuários, o marketplace representa mais praticidade. Em um único site e de forma fácil, ele pode ver ofertas de vários vendedores e escolher aquela que mais o agrada.
Além disso, ele pode comprar de várias lojas diferentes e efetuar apenas um pagamento, em vez de passar por múltiplos processos de pagamento em vários sites.
Marketplace: cuidados que devem ser tomados
Antes de associar sua empresa a um marketplace, é preciso ficar atento a alguns pontos importantes.
O primeiro diz respeito à comissão cobrada pela empresa que gerencia o marketplace. A taxa corresponde a um valor que vai de 9.5% a 30% de cada venda realizada. Avalie a viabilidade do negócio.
Outro ponto importante diz respeito ao prazo para liberação dos valores relacionados às vendas. O prazo varia de 02 a 45 dias, contados a partir da postagem ou entrega do pedido. É uma maneira de garantir que você vai atender devidamente aos clientes.
Por fim, mas não menos importante, é preciso ter atenção na escolha do markeplace ao qual você vai associar sua empresa. O público que visita cada um pode ter perfis ligeiramente distintos, tanto em relação a fatores demográficos quanto interesses.
Cadastrar-se no marketplace que apresenta usuários mais alinhados com o perfil dos seus clientes e fique atento as políticas e termos do site escolhido.
Como operar melhor em um marketplace
Se você estiver considerando iniciar sua loja online em um marketplace, é preciso ficar atento as melhores práticas associadas à implementação da ferramenta. Abaixo, confira alguns pontos importantes.
- Estude a plataforma: aprenda a fundo o funcionamento do markeplace escolhido. Busque o máximo de informações e tome nota dos detalhes mais relevantes.
- Faça com que seus produtos sejam notados: detalhes como a melhor forma para fazer a descrição do produto e quais fotos podem despertar o interesse do clientes são importantíssimos.
- Esteja preparado para as vendas: a implementação de um marketplace exige que sua empresa esteja preparada para atender à demanda que ele vai gerar. Se as suas vendas subirem muito e você não puder atender aos clientes de maneira organizada e ágil, isso vai gerar uma avaliação negativa.
- Ofereça a melhor experiência para o cliente: lembre-se, sua reputação no marketplace é seu cartão de visitas.
- Esteja atento aos concorrentes: em relação aos preços e produtos, você precisa estar atento aos outros lojistas do mesmo marketplace. Eles são seus concorrentes diretos. Saiba o que eles estão oferecendo e tente manter-se competitivo.
Agora que você já sabe o que é um marketplace, fica clara a diferença entre ele e o modelo tradicional de e-commerce, não é mesmo?
Se você estiver considerando iniciar um (ou em um marketplace), fale com o nosso consultor e tire suas dúvidas.