Marketing em tempos de crise
O Brasil vem enfrentando uma recessão econômica e assustando muitos empresários, principalmente os que têm tido experiências ruins e visto resultados negativos nos seus negócios. Diante desse cenário, as empresas, especialmente as pequenas e médias, começam a reduzir custos considerados desnecessários de suas planilhas mensais e mostram cautela ao pensar em novos investimentos.
Historicamente, um dos setores que mais sofre com o corte de gastos durante crises econômicas é o departamento de Marketing. O que é feito de forma precipitada e impensada. Se você não divulga sua marca, produtos e serviços, como vai vendê-los?
Aí entramos em um dilema: como diminuir os custos e ainda assim manter o departamento de marketing?
É necessário que as empresas se ajustem aos novos tempos, entendendo as mudanças nos hábitos dos consumidores e ajustando suas estratégias à nova realidade. E é analisando essa realidade em que vivemos que enxergamos o marketing digital, mais precisamente o inbound marketing, como a melhor alternativa para as empresas que querem crescer, mesmo diante da crise. E o mais importante: investindo menos.
Diferente do marketing tradicional, que direciona seu processo para o aumento de vendas sem pensar na relação do cliente com a marca, o inbound marketing consiste em conquistar o público por meio de um conteúdo atrativo, além de fidelizá-lo.
O inbound marketing pensa no que interessa ao seu potencial cliente e com base nesse interesse, gera um conteúdo que será divulgado em site, redes sociais e blogs com o intuito de atraí-lo e chamar sua atenção. Desta forma, o objetivo é fazer com que o usuário se envolva com a marca, levando-o por caminhos estratégicos até que ele se decida por efetivar uma compra. Um cliente nutrido de conteúdo, que mantém um relacionamento com a marca e que recebe exatamente o que procura tem muito mais chances de realizar um novo negócio.
Mesmo em períodos de retração econômica, deve-se procurar investir na divulgação da marca, porém de forma planejada, buscando atender as necessidades do cliente no momento em que ele precisa. É claro que em momentos de crise o impulso por compras diminui, e é aí que entra a estratégia de envolver o seu público-alvo e fazê-lo perceber que o seu produto, marca ou serviço são necessários. Ande na contramão do mercado e procure fortalecer a sua marca mesmo diante de uma fase ruim e torne-se um diferencial.