Marketing de Conteúdo para e-commerce: por que utilizar essa estratégia?
Para ganhar em competitividade e conseguir a atenção de seu público, invista em marketing de conteúdo para e-commerce.
Os princípios do Marketing de Conteúdo são os mesmos para qualquer negócio. Por isso, vou começar pelos termos gerais que envolvem a sua estratégia e como aplica-lá para atrair e conquistar clientes para seu e-commerce
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de atração de novos clientes. Aqui, a ideia é produzir e distribuir conteúdo de qualidade para ajudar o seu potencial consumidor a caminhar pela Jornada de Compra.
Pesquisas mostram que 6 em cada 10 dez usuários começam o seu processo de compras pesquisando na internet. Isso aumenta significativamente se o usuário pretende fazer compras online.
Por isso, o seu negócio precisa ser a resposta que os usuários encontram no início do processo de compras. Aliás, muitas vezes eles nem sabem exatamente o que comprar, mas possuem um problema que você pode solucionar.
Por exemplo: uma pessoa, antes de descobrir que precisa de um vestido novo, pode pesquisar no Google sobre looks para determinado evento e encontrar um post no blog da sua empresa apresentando seus produtos.
São vários os caminhos que ela tem até chegar ao seu e-commerce de moda. Se você tem o primeiro contato com esse potencial cliente no início do processo, quando ele ainda tem dúvidas sobre o que precisa, as chances de que ele compre com você e não com os seus concorrentes são muito maiores.
E esse é apenas um dos benefícios do Marketing de Conteúdo. Abaixo, listo outros benefícios:
Por que investir em marketing de conteúdo para e-commerce?
O Marketing de Conteúdo te ajuda a ser a resposta que o seu público encontra ao solucionar uma dor ou problema, antes mesmo que ele entenda que realizará uma compra.
Além disso, você auxilia e gera valor para os seus potenciais clientes através de informação e utilidade, educando o seu consumidor até o momento da compra. Assim ele chega mais preparado e com menos objeções.
Um dado importante sobre o e-commerce brasileiro é a taxa de conversão. No Brasil, apenas 1,6% dos e-consumidores convertem em venda. Então, se seu e-commerce for só produto, produto, produto, há uma grande chance dele nunca mais voltar à sua loja. Por outro, lado, se você oferecer ofertas e conteúdos relevantes, esse pode ser o inicio de um relacionamento.
Mas, agora, vamos entender exatamente como o Marketing de Conteúdo pode ajudar o seu e-commerce a se destacar e conquistar clientes.
Construir audiência
Nem todas as pessoas fazem suas busca por um produto e vão automaticamente para o momento
de compra. Essa etapa pode levar tempo, avaliação e muita pesquisa. Principalmente se o seu ticket médio for alto.
Por isso, você precisa construir a sua audiência para que, no momento de compra, sua loja virtual seja a primeira lembrança como local de compra.
Ranquear nas páginas de busca
A principal fonte de pesquisas das pessoas na internet são os mecanismos de busca, como o Google. Sempre que alguém precisa de uma nova informação, quer matar uma curiosidade ou saber mais sobre um assunto, produto ou notícia, entra em uma página como essa e faz uma busca.
Se você quer alcançar destaque online, você precisa aparecer como resultado nesse tipo de mecanismo de
busca, preferencialmente entre as primeiras posições.
Caso contrário, você não estará alcançando o máximo do potencial de venda do seu e-commerce. Por isso, você precisa de uma estratégia que melhore o seu posicionamento nos resultados dessas pesquisas, e o Marketing de Conteúdo é uma excelente ferramenta nesse requisito.
Com ele, somado a estratégias de SEO — Search Engine Optimization ou “Otimização para mecanismos de
busca — você pode melhorar o seu posicionamento e visibilidade online, aparecendo como um dos principais resultados do Google para as palavras-chave que condizem com o seu negócio.
Melhorar a experiência dos consumidores
Hoje em dia, mais que um produto de qualidade, os consumidores buscam uma boa experiência com as marcas e empresas com as quais consomem. Isso porque, com a internet, a competitividade por preços se tornou ainda maior, já que não existem barreiras físicas para o consumo, e com apenas alguns cliques as pessoas podem encontrar o melhor preço e as melhores condições de pagamento.
Com isso, fazer com que um usuário tenha uma excelente experiência com o seu e-commerce se tornou um fator relevante no quesito competitividade. Agora, imagine o quanto a experiência dos seus potenciais
clientes pode melhorar se, além de consumirem produtos, eles ainda tiverem acesso a conteúdos de qualidade que auxiliam nas suas dúvidas do dia a dia e ainda contribuem para melhorar a experiência de compra?
Tudo isso ajudará ainda, aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.
Por isso, ao investir no Marketing de Conteúdo, você estará investindo também na relação que a sua loja online constrói com os seus clientes, aproximando-os e fazendo com que eles estabeleçam um vínculo com você.
Construir relacionamentos
O Marketing de Conteúdo te ajuda a construir e fortalecer um relacionamento entre o seu público e o seu e-commerce de uma forma saudável e que gera valor.
Basta observar pela seguinte ótica: quando você começa a escrever um blog, você está criando um canal de comunicação exclusivamente entre o seu público e a sua marca, onde o único responsável por todas as informações geradas é você.
Além disso, você estará se comunicando com essa audiência antes mesmo do momento da compra. Com
isso, você estabelece um relacionamento de proximidade com os seus potenciais clientes, fazendo com que eles te conheçam melhor, aprendam mais sobre o que você pode oferecer e também gerando valor para quem o lê. Isso, no final das contas, é um relacionamento saudável que está sendo construindo entre clientes e empresa.
Conhecer melhor o seu público
Pense no que acabamos de falar: relacionamento. Esse relacionamento, ao contrário de outras estratégias de Marketing, é construído em uma mão dupla. Você fornece informação e o seu público pode interagir com você através de downloads, comentários, compartilhamentos, curtidas, emails e muito mais.
Agora, pense o quão valiosas são as interações do seu público com a sua marca. Além de serem um sinal de que suas estratégias estão gerando engajamento, você ainda consegue observar e analisar o comportamento da sua audiência, conhecendo muito mais sobre os seus potenciais clientes.
Essas informações são muito valiosas para os momentos de tomada de decisão. Você pode escolher quais os melhores canais para se comunicar, quais são os produtos de maior interesse do público, os temas que mais despertam a atenção deles e muito mais.
Quanto mais você souber sobre a sua audiência, mais direcionadas serão as suas ações, consequentemente, maiores as chances de aumentar suas vendas!
AUMENTAR AS VENDAS
Sim, precisamos falar especialmente sobre esse ponto, que possivelmente é o grande objetivo de um e-commerce: vender. E Vender mais.
Todos os benefícios que já citei contribuem para um aumento significativo das suas vendas: alcançar mais pessoas, aparecer no Google, gerar uma boa experiência para o seu usuário, construir um relacionamento de confiança com o seu público, saber mais sobre como atingi-lo….
Porém, o conteúdo por si só é um grande aliado do aumento de vendas. O seu conteúdo pode ensinar aos possíveis clientes do seu e-commerce mais a respeito dos seus produtos, pode falar sobre a experiência de outros consumidores, pode fortalecer uma marca no mercado e muito mais.
Com tudo isso, as suas vendas terão um impacto significativo, especialmente se tratando de um e-commerce. Os clientes não precisam nem sair do canal no qual eles se encontram para realizar uma compra — no caso, a internet — tornando ainda menor a distância entre o consumidor e o consumo!
Com poucos cliques, a pessoa que está acessando o seu blog ou redes sociais pode ser redirecionada, de acordo com seus interesses, a uma página de produtos que condiz exatamente com o que ela deseja.
Assim você converte mais visitantes em clientes.
Fidelizar Clientes
Muitos e-commerces e empresas acreditam que o trabalho acaba quando o cliente compra em sua loja, seja ela virtual ou não.
Porém, pense em todo o custo de aquisição do cliente que a sua empresa empregou, melhorando a experiência com sua loja online, executando estratégias de Marketing e outros investimentos. Seria ótimo se você pudesse fazer novas vendas economizando todos esses recursos, certo?
Isso é possível com a fidelização, e o Marketing de Conteúdo é o seu aliado nesse processo. Ao finalizar uma compra, o seu cliente não precisa romper todos os laços com o seu negócio.
Muito pelo contrário, agora que ele já teve uma boa experiência, pode ser nutrido e educado a voltar a comprar quando houver essa necessidade.
Assim, fornecendo conteúdo para os seus clientes atuais, você continua tendo um canal de relacionamento com eles, aumentando a a taxa de recompra e fidelizando esses clientes!
BAIXO CUSTO DE IMPLEMENTAÇÃO
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Inbound Marketing, ou seja, atração de clientes. Por isso, ao contrário de muitas estratégias que brigam pela atenção dos consumidores e com isso se tornam mais caras, você só precisa de um blog e de conteúdos de qualidade para começar a sua campanha.
Isso reduz os seus custos com Marketing de diversas formas:
- Blogs são canais de baixo custo;
- Você perde a obrigatoriedade de investir no Google AdWords para aparecer nos principais resultados do Google e passa a conquistar posições organicamente, no médio/longo prazo;
- Você cria conteúdos que continuam fazendo sentido e atraem potenciais clientes mesmo muito tempo depois de serem produzidos, pois resolvem dúvidas e problemas que surgem com frequência;
- Você pode compartilhar os seus conteúdos em canais que também são de baixo custo como
redes sociais e email.
Para se ter uma ideia baseada em dados, segundo Demand Metric, estratégias de Marketing de Conteúdo:
- Geram 3x mais oportunidades de venda;
- Custam 62% menos que estratégias de marketing tradicionais;
- Geram uma impressão positiva sobre você com cerca de 82% dos consumidores;
Por todos esses motivos, o Marketing de Conteúdo representa uma estratégia fundamental para
e-commerces, além de ser direcionado, estratégico e mensurável!
Espero que você consiga aplicar uma estratégia de marketing de conteúdo para seu e-commerce e se precisar de ajuda, pode solicitar uma consultoria de marketing digital gratuita de 1h.
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