7 livros de marketing digital que você precisa ler
Uma das coisas que mais gosto de fazer é ler. E compartilhar o que li. Acho esse hábito extremamente saudável. Como o tempo está curto e não dá para desperdiçar, preparei uma lista com alguns dos meus livros de Marketing Digital preferidos.
Espero que você aproveite as dicas e tenha ótimas leituras. Tenho certeza que o aprendizado será grande!
1. Marketing na Era Digital (Martha Gabriel)
Este livro foi escrito por Martha Gabriel, especialista em Marketing Digital, mundialmente conhecida por seus livros e TEDs. Best seller de marketing, o livro aborda, de forma muito simples, a importância estratégica do marketing na era digital. O livro tem 15 capítulos, agrupados em quatro partes: conceitos essenciais e planejamento de marketing; mudança do ambiente de marketing impactado pelo digital; plataformas tecnológicas digitais emergentes; e estratégias digitais.
A autora também explica a importância estratégica da web para a conquista dos objetivos da empresa, e mostra quais são as plataformas tecnológicas mais básicas para qualquer ação promocional, além de dar dicas práticas para implantar uma estratégia de SEO e de promoção nas redes sociais.
2. Marketing de Permissão – Transformando desconhecidos em amigos e amigos em consumidores (Seth Godin)
Seth Godin explica Permission Marketing como o conceito que permite aos profissionais de marketing moldarem sua mensagem de modo que os consumidores a aceitem. Dessa forma, ao invés de incomodar potenciais compradores, o autor apresenta uma maneira de pensar o marketing de produtos e serviços alcançando apenas aquelas pessoas que sinalizaram algum interesse em aprender mais sobre a oferta. Isso permite o desenvolvimento de uma relação de confiança com a marca, aumentando a chance de vender.
Seth dá uma atenção especial a uma das ferramentas mais importantes dessa nova metodologia: o e-mail marketing, que lida intrinsecamente com a permissão do usuário para ser bem-sucedido.
3. Planejamento Estratégico Digital – (Felipe Morais)
Eu fui aluno do Felipe Morais na Três Pontos Brasil e fiquei imensamente feliz quando soube do lançamento de seu livro. A obra apresenta, de forma simples, clara e objetiva como pensar estrategicamente um projeto digital, observando e analisando condições de mercado, os novos consumidores, a concorrência e as tendências – além de oferecer dicas para elaborar boas campanhas no ambiente online. Os capítulos abordam marketing digital, perfil de uma agência online, do profissional de planejamento, construção de um bom briefing, observações sobre o comportamento de consumidor, o primeiro passo para um bom planejamento, planejamento e processo estratégico digital, conteúdo, métricas, presença digital, ações para inspirar, e isso tudo acompanhado de vários cases reais.
4. A cauda longa (Chris Anderson)
O termo cauda longa se tornou conhecido nos últimos anos e parte dessa popularidade se deve à Chris Anderson, que explorou pela primeira vez o fenômeno em um artigo que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios na atualidade. O autor mostra que a internet originou um novo universo em que a receita total de diversos produtos de nicho – que têm baixo volume de vendas – é igual à receita total de poucos produtos que vendem muito. Ele mostra como se chegou a esse cenário e como é possível aproveitá-lo. Aqui na UB nós já falamos sobre o efeito cauda longa, se quiser conferir, basta clicar aqui.
5. A Bíblia do Marketing Digital (Cláudio Torres)
Nem todo livro do tipo “a bíblia de alguma coisa” é algo interessante, mas esse não é o caso do livro de Cláudio Torres. Isso porque o autor realmente entende e saber falar sobre o tema, já que é colunista de marketing digital em grandes sites como iMasters e Cidade do Marketing, e também mestre em Sistemas pela USP e pós-graduado em Marketing na Suécia. Em seu livro, Torres apresenta alguns dos maiores ensinamentos que ele aprendeu ao longo dos anos sobre estratégias, ações, ferramentas e mídias para a internet.
6. Nocaute (Gary Vaynerchuk)
Até pouco tempo, as mídias tradicionais (ou a TV, rádio, jornal e revistas, como você preferir chamar) era uma espécie de ringue em que as empresas davam socos atrás de socos publicitários na audiência através de anúncios invasivos e muitas vezes forçados. A diversidade de canais não era vasta, então o público acaba recebendo esses golpes. Mas então veio a internet e o marketing digital mudou isso tudo: qualquer empresa que queira se dar bem no mercado precisa entreter e ser útil para o público e não “dar socos” nele. É algo por esse caminho que Gary Vaynerchuk ensina em Nocaute ou Jab Jab Right hook.
7. Não me faça pensar!: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web (Steve Krug)
Considerado um dos livros de marketing digital mais importantes para webdesigners, programadores e planners, Não me faça pensar, fala sobre a importância de criar páginas para a internet onde o usuário não tenha que pensar demais na hora de navegar por elas através de bons elementos de interação.
E se você está pensando que o livro só fala de design, está muito enganado! Para que um site realmente seja fácil de ser navegado, o autor aponta a necessidade de se construir bons textos para todas as telas, realizar testes A/B e também investir em bons programadores que consigam deixar os projetos leves e fáceis de serem acessados em qualquer dispositivo.
// BÔNUS:
Pense Simples (Gustavo Caetano)
Uma das minhas leituras mais recentes. Gustavo é referência em empreendedorismo, inovação e startups no Brasil. Fundou a Samba Tech, conquistou inúmeros prêmios nacionais e internacionais e foi eleito um dos 15 brasileiros mais influentes pelo Linkedin. No livro,ele compartilha um pouco sobre inovação e responde a alguns questionamentos como: quando inovar? Como descobrir no que você deve apostar? Como saber qual rumo tomar e em qual mercado atuar? É Uma leitura rápida, com diversos insights e altamente recomendada para CEOs/diretores/Pessoas inquietas que buscam formas de inovar.
Rebeldes têm asas (Rony Meisler e Sergio Pugliese)
Mudar velhas práticas em um mercado tão tradicional quanto o das roupas não é para qualquer um. No livro, Rony Meisler nos mostra um pouco dos dez anos de trajetória da Reserva. Trata-se da jornada de uma empresa que nunca pensou apenas no lucro a qualquer custo, diferentemente do modelo de negócios tradicional no mercado de varejo nacional. O que era para ser apenas um conjunto de memórias pessoais virou um grande trabalho de inspiração para os que tentam a sorte empreendendo, algo tão difícil no Brasil. Não bastasse a história incrível da marca, o prefácio ficou por conta da Luiza Helena Trajano, uma expert no mercado varejista brasileiro, e uma de nossas empreendedoras favoritas! É uma leitura enriquecedora!
Livros de Marketing Digital
É, são muitos os livros e possibilidades sobre esse tema, né? E você, tem alguma dica de leitura sobre Marketing Digital? Compartilhe com a gente nos comentários! 🙂