Inbound Commerce – tudo que você precisa saber sobre
Você já deve conhecer o Inbound Marketing, certo? Inbound Commerce nada mais é do que uma variação dessa metodologia, aplicada para e-commerce. Já muito conhecido nos EUA, chega com força total ao Brasil em 2017 e nesse post vou te passar as principais características.
Processo do Inbound Commerce
Empresas que possuem lojas virtuais, em sua maioria, trabalham com apenas duas opções para uma visita: venda ou não-venda. O Inbound Commerce chega para adicionar uma terceira opção, a conversão.
A estratégia de Inbound Marketing passa por 4 estágios que são os mesmos para um e-commerce:
1– Aprendizado e Descoberta
2– Reconhecimento do Problema
3– Consideração da Solução
4 – Decisão de Compra
No caso de vendas online, 98% do público-alvo ainda está nas fases 1 e 2. E é aí que você precisa ter uma boa estratégia de conversão. Essa conversão acontece quando o usuário deixa suas informações de contato. O segredo é criar o gatilho certo para que ele seja convencido a deixar essas informações. Para gerar este gatilho, automatizar suas ações e acompanhar seus Leads pelo funil de vendas, são necessárias algumas estratégias dentro do Inbound Commerce.
Landing Pages
Criar Landing Pages faz parte de toda estratégia de Inbound Marketing. Em um e-commerce, é possível criar uma super promoção com um produto e só mostrar o preço após a conversão. É possível também fazer Landing Pages de produtos únicos, focando em suas características de uma forma que a página de produto não consegue, com muitas informações. São práticas ótimas para aumentarem suas conversões.
Descontos
Outra boa estratégia é entregar uma oferta para os usuários que estão prestes a fechar seu site, como 10% de desconto nos produtos. Para conseguir o desconto o usuário deve converter, ou seja, preencher o campo do e-mail. O formulário deve ser objetivo e conter a linguagem e design utilizados para o seu público. Pop-ups são ótimas alternativas para esse caso.
Mais um exemplo são os formulários de dois passos. No primeiro você pode fazer uma pergunta simples de sim ou não, como “você quer melhorar a sua saúde?”. No segundo passo a pessoa cadastra o e-mail para receber o seu conteúdo com dicas e produtos relacionados à pergunta.
E-mail Marketing
Compartilhar e-mails com seu público é uma forma de criar um relacionamento duradouro e personalizado. Além disso, pode avaliar a satisfação do cliente e é a principal estratégia para contornar o abandono de carrinho e aumentar a taxa de conversão. O Email Marketing dentro do Inbound Commerce segue a mesma ideia de produção de conteúdos de valor, ou seja, não é só uma forma de apresentar seus produtos e vendê-los diretamente. Alguns dos emails mais comuns são as newsletters, os emails de registro de um novo usuário e de notificações do pedido.
Com o custo cada dia mais alto para atrair novos usuários, a taxa de conversão do seu e-commerce é a chave mais importante da estratégia. É muito mais barato vender mais para os seus visitantes atuais do que para novos visitantes. Por isso, foque na sua taxa de conversão de comércio eletrônico para o crescimento sustentável. Antes, você sabia que “alguém” tinha entrado na página de um produto e saído sem completar a compra. Agora, você vai saber quem entrou na página e quantas vezes ele fez isso na última semana. Um e-mail automático oferecendo para tirar dúvidas ou até mesmo um desconto no produto, pode ser uma forma de dar um empurrãozinho para a venda.
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