5 habilidades que um excelente gerente de e-commerce deve ter
Falar do poder do e-commerce já virou um clichê. Somente no primeiro semestre, o faturamento das lojas virtuais alcançou R$19,6 bilhões. Um crescimento de 5,2% em relação a 2015.
Esses dados refletem todo o comportamento do consumidor brasileiro. Mais fácil do que ficar presos à filas, os consumidores estão preferindo à compra online pelas facilidades que esse tipo de compra proporciona.
E se há algum tempo, o e-commerce era uma novidade, agora é praticamente impossível encontrar uma marca que não atue no mundo virtual.
Por isso, as lojas virtuais precisam de um profissional que não saiba apenas lidar com a parte técnica do negócio, mas que também traga estratégias que impulsionem o seu crescimento e alcance.
E é aí que entra o gerente de e-commerce.
O nome formal pode ser um pouco assustador para um empreendedor que possui uma loja virtual de pequeno porte ou ainda está começando na área.
Mas nós te garantimos que depois desse post você vai entender a relevância desse profissional e a diferença que ele pode fazer no seu negócio. Confira!
O papel de um gerente de e-commerce
O gerente de e-commerce possui habilidades comuns a um administrador de empresas, analista de marketing, tecnólogo da informação e de um líder.
Se essas habilidades ainda não te convenceram a investir nesse profissional, continue lendo para conhecer outros benefícios.
Sua principal atividade é trabalhar para que a loja virtual se destaque diante da concorrência, atenda aos clientes com qualidade e utilize a tecnologia com sabedoria.
Ou seja: é ele quem faz as coisas acontecerem.
O salário desses profissionais varia entre R$13 mil e R$ 20 mil reais, segundo o Guia de Salários.
Muito raramente você tem um orçamento para incorporar um profissional com um salário desses, então o ideal é capacitar os profissionais que já possui.
Outra opção é procurar no local onde os futuros gerentes de e-commerce estão se formando: na internet, em cursos de formações e especializações em marketing digital.
Habilidades de um gerente de e-commerce
Todo profissional que lida com um e-commerce precisa ter uma série de habilidades específicas em tecnologia, mercado e liderança.
Geralmente elas veem isoladas em cada profissional, mas o gerente consegue reunir tudo que uma loja virtual precisa, por meio de competências, como:
1. Boa capacidade analítica e estratégica
Para ser um gerente de e-commerce é essencial ter uma visão analítica sobre o negócio. Relatórios, estatísticas e números não devem assustar esse profissional – mesmo que ele não tenha uma formação em ciências exatas.
Conhecer esses dados é uma maneira de criar estratégias eficientes para evitar o abandono dos carrinhos de compras, descobrir causas das desistências dos clientes, melhorar a eficiência da plataforma de e-commerce, dentre outras responsabilidades essenciais para o sucesso de um e-commerce.
2. Experiência no varejo
Ter experiência no varejo é uma competência diferencial para um profissional que trabalha em um e-commerce.
Lidar com o consumidor é garantir que vai oferecer um serviço de qualidade em troca de fidelidade. E só quem já trabalhou ou entende do varejo sabe como essa área funciona e as implicações que ela traz.
3. Conhecimento em internet e funil de vendas
Essa dica parece meio óbvia, é verdade. É preciso deixar claro que para ser um excelente gerente de e-commerce, você precisa ir além das funções básicas da internet.
Otimizar o tráfego, gerenciar bancos de dados, transformar leads em clientes, gerar conteúdo de qualidade, investir em mídias pagas corretas e conhecer as tendências e os assuntos do momento nas redes sociais são alguns exemplos de habilidades que esse profissional deve ter.
4. Visão global e dominar os recursos de marketing
Vender é o objetivo primário de um e-commerce, mas nem sempre é fácil. Não existe fórmula mágica, ou seja, oferecer parcelas sem juros, promoções e frete grátis não garante a venda.
Em um cenário econômico e social que muda a todo momento, um gerente precisa ter sensibilidade para atender o consumidor e uma visão global para fazer o negócio crescer.
Por isso, entender o funil de vendas, conhecer ferramentas de análise, como o Google Analytics, planejar e anunciar campanhas, criar os CTAs e saber hierarquizar recursos de marketing de conteúdo é essencial para fazer um e-commerce crescer.
Prever as necessidades do consumidor e melhorar a experiência oferecida ao usuário são focos do marketing que possuem influência decisiva nos resultados. Por isso é essencial que o gerente de e-commerce domine essa área.
6. Capacidade de liderança
Todo negócio, mesmo aqueles voltados para a tecnologia, precisa do capital humano para se sustentar. Por isso, o gerente de e-commerce deve saber lidar com equipes multidisciplinares, trazer o seu conhecimento para o grupo, delegar as tarefas certas para as pessoas certas e influenciá-las.
Conclusão
Um e-commerce de sucesso precisa de um profissional que seja capaz de pensar de forma estratégica e tenha uma visão geral sobre a gestão e marketing do negócio.
Esse profissional pode trazer um grande diferencial competitivo quando combinado com um agência especializada em e-commerce.
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