Ferramentas de marketing Digital para otimizar seu e-commerce
Existem muitas ferramentas de marketing digital que ajudam a otimizar seu tempo e resultados do seu e-commerce.
Com a internet cada vez mais diversificada em todos os aspectos, canais, estratégias, possibilidades e oportunidades, é necessário um tanto de conhecimento e planejamento antes de tomar qualquer ação para melhorar o seu negócio. Mas não é só uma questão de “quanto” ou “quando” e sim como fazer um investimento para obter essa melhoria. Hoje nós vamos falar um pouco da diversidade de ferramentas que podem ajudar seu e-commerce. Existem inúmeras no mercado, seja para disparo automático de e-mails, monitoramento de audiência ou desempenho, gestão de projetos, experiência do usuário, administração, design, SEO, etc. É necessário um bom conhecimento de algumas para saber como utilizá-las. Abaixo vou te passar alguns desses exemplos para que você possa aplicar em sua loja virtual e obter as melhorias de que necessita.
Mailchimp
Ferramenta de e-mail marketing que serve para entregar e-mails para uma base mais qualificada. Você sabe pra quem está mandando, sabe se a pessoa recebeu, abriu e até se clicou. Pode ser utilizado para envio de ofertas, promoções, lançamentos e divulgação da marca. É vantajoso por ter um custo baixo, tem a possibilidade de customizá-lo e segmentar o público. Pra quem acha que e-mail é uma coisa “passada”, está enganado. Para ter acesso a qualquer rede social, por exemplo, você precisa ter um endereço de e-mail. Logo, basta saber trabalhar com essa ferramenta para torna-la importante. É responsável por 16% das vendas e está em terceiro lugar entre as ferramentas que mais geram conversão no comércio eletrônico. Muito bem conceituada no mercado pela excelência na entrega e nos relatórios. De fácil implementação, é necessário apenas se cadastrar e importar sua base de e-mails. Permite o envio de 12 mil e-mails por mês para uma base de até 2 mil clientes, isso na versão FREE.
Google Analytics
Ferramenta de monitoramento de audiência que fornece informações sobre os acessos que seu site (loja virtual ou blog, por exemplo) recebem, tais como: número de visitas, se o visitante é novo ou antigo, qual página é mais e menos acessada (por quantidade e/ou tempo), a origem da fonte de tráfego, a origem geográfica, o caminho que foi feito até a compra, entre outras informações. Bastante conhecido entre as lojas virtuais. De forma gratuita, ele gera estatísticas detalhadas sobre todas as visitas da sua loja. É bem simples de ser usada e pode te dar números importantes para você prosseguir ou corrigir detalhes de seu site. Mesmo sendo simples e gratuita, é de grande funcionalidade, usada por empresas conhecidas e por muitos profissionais de marketing digital.
Navegg
Outra ferramenta de monitoramento de audiência para fornecer informações de acesso, essa startup brasileira parecida com o Google Analytics, mas com foco em comportamento. Contando com uma base de dados de mais de 400 milhões de internautas com várias informações coletadas, classificando esses internautas em mais de 1.400 segmentos. Sem invadir a privacidade de ninguém, a Navegg traça comportamentos como interesse de compra, perfil, preferências e etc. Uma infinidade de informações que podem ser usadas para otimizar os nossos serviços e os serviços de nossos clientes.
Ebit
Outra ferramenta simples, mas que pode ser muito importante é a pesquisa. Um sistema que pesquisa a satisfação de clientes das lojas online. A Ebit faz isso muito bem. Avalia a experiência de compra do cliente em um questionário simples e faz contato com ele novamente depois de alguns dias para saber como foi depois do produto recebido. Eles já avaliaram mais de 20 mil lojas online, e depois de cada avaliação, a loja recebe um selo de credibilidade, de acordo com o número de pesquisas e pontuação das mesmas, item que pode ser muito importante para seus clientes voltarem a comprar tanto para você conseguir novos clientes.
Google Trends
Ferramenta do Google gratuita que pode ser usada para mostrar o volume de pesquisas de palavras-chave da sua escolha, por país e região, possibilitando comparar graficamente alguns termos. Você pode também saber quais as palavras mais usadas ou procurada em determinados lugares, tendências de produtos, etc. Isso permite que se crie uma estratégia de marketing com melhores resultados, conseguindo mais visualizações e acessos.
RD Station
É uma plataforma de automação de marketing que te dá inúmeras opções de acompanhamento. Eles trabalham com SEO, Análise e Planejamento, E-mail Marketing, Mídias Sociais, Landing Pages, entre outras. São várias ferramentas para você otimizar o seu site dentro de uma só. E não significa que por ter muitas ferramentas juntas, pode ser um serviço incompleto. Muito pelo contrário, uma estrutura fácil e rápida, onde você consegue estruturar todas as ferramentas sem se perder, e obter um grande acompanhamento de tudo que fazem no seu site, e da interação de tudo que você produz. Não poderia deixar de citar o RD Station antes de finalizar esse texto, pois é uma plataforma que auxilia muito a nós e nossos clientes a ter uma grande ideia de todos os acessos que temos, o que estamos fazendo correto e o que podemos melhorar.
Se você precisa de um acompanhamento melhor, mas não usa nenhuma dessas ferramentas que citei, que tal experimentar? Nossa equipe também está pronta para te ajudar no desenvolvimento delas, conte com a gente!
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