Como montar um relatório de marketing digital
No post de hoje, falarei sobre como montar um relatório de marketing digital para sua empresa.
Um dos grandes diferenciais do Inbound Marketing em relação ao marketing tradicional é o detalhamento na mensuração de resultados. No digital, tudo pode – e deve – ser mensurado, desde o número de acessos a um determinado post no blog, a taxa de abertura de uma campanha de Email Marketing e até mesmo quantas vendas cada canal de Marketing Digital gerou para sua empresa.
Entretanto, com isso vem com um preço: a falta de foco em métricas que realmente ajudam a tomada de decisão e o planejamento das próximas etapas. O que é realmente importante medir? Quais métricas devo priorizar? Como gastar menos tempo construindo relatórios?
Os relatórios de marketing digital podem ser construídos de acordo com o nível de informação necessário para quem irá recebê-lo. Por, isso, separei esse conteúdo em alguns tipos de relatórios para possíveis públicos dentro de uma empresa. O relatório apresentará métricas e análises de performance diferentes para cada decisão.
Mas a principal dica para o desenvolvimento de relatórios de marketing digital é focar nas análises das estratégias e ações que estão sendo desenvolvidas para o seu negócio. Não perca tempo na avaliação de métricas e KPIs que não estão influenciando diretamente os resultados da sua empresa. Bem, vamos lá:
Equipe operacional – Analistas:
- Pageviews
- Visitantes únicos
- Tendências de visitas que o site por ter
- Palavras-chave
- Landing Pages mais acessadas
- Testes A/B
- Conversões
- Custo médio de CPC das campanhas
- Leads
- Engajamentos
- Outras métricas e KPIs importante para melhoria das campanhas
Equipe gerencial – Gerentes e Coordenadores:
- Crescimento dos leads
- Fontes de Leads
- Qualidade dos leads gerados
- Custo por lead
- CAC – Custo por aquisição
Tomadores de decisão – Diretores e Sócios:
- Leads Convertidos
- Custo de todos os leads
- LTV (Lifetime value)
- ROI (Retorno sobre o investimento)
Esses são alguns exemplos de como montar um relatório de marketing digital para apresentar os resultados do seu trabalho. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato comigo, será um prazer ajudá-lo.