Como evitar a blacklist?
Blacklist é a “lista negra” que alguns provedores de e-mail utilizam para evitar que e-mails identificados com SPAM cheguem até seus clientes. Em alguns casos, as mensagens vão para a caixa de spam ou quarentena, em outros casos podem ser rejeitadas não sendo recebidas nem mesmo no lixo eletrônico.
Empresas que enviam e-mail marketing devem sempre estar atentas para que não entrem em uma blacklist e sujem sua imagem. Afinal, se querem crescer e aumentar os lucros precisam ser vistas e avaliadas positivamente.
Para evitar o fantasma da blacklist, aqui vão algumas dicas:
• Inclua um link para descadastro
Se um cliente não quer mais receber seus e-mails, não tem porque você continuar mandando e aumentar as chances de ser reportado como Spam. Dê a ele a opção de cancelar quando quiser a assinatura.
• Não utilize muitas imagens
Os filtros de spam filtram o excesso de imagens, por isso opte por inserir poucas no corpo do seu e-mail.
• Não abuse na quantidade de e-mails enviados
A quantidade de e-mails recebidos é um dos maiores motivos de reclamações de spam. Planeje o envio de e-mails, com dias e horários estratégicos, e ofereça sempre conteúdos que sejam relevantes ao recebedor.
• Evite assinaturas duplicadas
Um cliente pode já ter se cadastrado para receber por e-mail comunicações da sua empresa, se esqueceu e acabou se cadastrando de novo e por isso está recebendo e-mail duplicados. Essa situação pode gerar uma insatisfação no cliente e reportá-lo como spam. Um meio de reverter essa situação é autorizar somente uma assinatura por e-mail.
• Garanta que toda a sua base de dados seja opt-in
Se o seu cliente autorizou receber suas comunicações por e-mail, dificilmente irá lhe reportar como spam. Não compre listas de contatos de terceiros e nem envie campanhas para que pessoas que não deram autorização.
• Não envie anexos
Arquivos anexados geram desconfiança em muitas pessoas e podem te prejudicar. Coloque todas as informações no corpo do texto e disponibilize links para outros conteúdos caso seja necessário.
• Revise sua lista constantemente
Retire da lista de contatos os e-mails que nunca interagiram com nenhuma campanha enviada nos últimos 6 meses. Endereços de e-mail abandonados por destinatários podem ser transformados em spamtraps do tipo recycle, que são e-mails velhos, que não interagem mais, ou endereços inativos que depois de um período indeterminado de inatividade, tem a conta desativada e usada como armadilha.
É claro que além dessas existem outras maneiras de evitar a blacklist. O importante é estar sempre atento a cada detalhe de sua estratégia para que suas campanhas feitas por e-mail marketing sejam úteis e eficientes e te levem ao sucesso, não a uma lista negra.