Como divulgar minha loja virtual? Aprenda a conquistar mais visitantes!
Sua loja virtual está pronta e você não sabe o que fazer? Confira nosso post e saiba quais são os primeiros passos para torná-la um sucesso!
Meses se passaram, fotos foram tiradas, produtos foram cadastrados, sua loja ficou pronta. E ai você se pergunta: como divulgar minha loja virtual? Bem, se você está se perguntando isso, provavelmente ainda não montou seu plano de marketing digital.
Se esse é o seu caso, não se preocupe. Esse post te ajudará!
Depois que o seu e-commerce estiver no ar não adianta ficar esperando que um cliente milagrosamente venha te encontrar. É necessário criar ações estratégicas que atraiam o público ideal até sua loja virtual e que lá eles convertam em vendas.
Grande parte do sucesso do seu e-commerce depende da sua capacidade de chegar até o público e construir uma imagem de confiança com eles. Confira algumas recomendações importantes para começar – ou aperfeiçoar – a estratégia de divulgação da sua loja.
Por isso, as dicas seguintes são valiosas para que o gerente de e-commerce possa chamar seu público para sua loja virtual depois que ela estiver pronta e fazer suas primeiras vendas.
Conte a novidade nas redes sociais
Se você ainda não criou redes sociais para estar em contato com seus futuros clientes, a hora é agora! Você pode e deve estar presente nas redes sociais em que seu futuro cliente está!
Mundialmente, o Facebook, maior rede social atualmente, já tem mais de 2 bilhões de usuários, sendo que mais de 100 milhões deles são brasileiros. Esse já seria um bom motivo para criar uma página no facebook para sua empresa. Ah, tem o Instagram também!
Uma pesquisa do Feedback Systems identificou que 61% das empresas que buscam gerar engajamento nas redes sociais reportaram um aumento considerável em suas receitas.
Por isso, é muito importante que você identifique quais são as redes sociais preferidas do seu público e se estabeleça por lá. Depois, conte para os seus seguidores que o seu e-commerce já está pronto, fale sobre as novidades e apresente a casa nova a eles.
Mantenha uma frequência de postagens pré-estabelecida: nada de fazer publicações apenas quando houver promoções ou datas comemorativas. Faça chamadas que gerem interesse e curiosidade e atraiam cliques para o seu e-commerce.
Aproveite e faça uma promoção
Quem não gosta de uma boa promoção, não é mesmo? Então, que tal aproveitar o lançamento da sua loja virtual e preparar uma promoção especial?
Preços mais baixos e condições especiais de pagamento vão atrair os consumidores e podem gerar uma boa primeira impressão no público que ainda não conhece a sua marca.
Você pode oferecer brindes, sorteios, descontos em produtos, frete grátis, cupom de desconto para a próxima compra e mais uma infinidade de benefícios para levar as pessoas para sua nova loja virtual.
Além de ajudar a divulgar, uma boa promoção pode te ajudar a aumentar a lista de e-mail. A Lalie Lalou, por exemplo, preparou uma Landing Page oferecendo 10% de desconto para aqueles que se cadastrarem para receber novidades sobre o lançamento da loja.
Produza conteúdo
O conteúdo é uma das melhores formas de levar visitantes para sua loja virtual. Criar textos e vídeos interessantes para o consumidor e apresentar esse conteúdo na sua loja ou em um blog é uma forma eficiente de atrair acessos e ainda criar um relacionamento que futuramente o levará à compra.
Não acredita? Vamos lá! A Demand Gen Report identificou que 47% dos compradores consomem entre 3 e 5 conteúdos de uma marca antes de se sentirem seguros para entrar em contato com um vendedor.
Apresentando conteúdo relacionado à sua marca, você mostra que realmente entende do assunto e começa a construir uma relação de confiança com seu público.
Outro dado importante sobre o e-commerce brasileiro é a taxa de conversão. No Brasil, apenas 1,6% dos e-consumidores convertem em venda. Então, se seu e-commerce for só produto, produto, produto, há uma grande chance dele nunca mais voltar à sua loja.
Por outro, lado, se você oferecer ofertas e conteúdos relevantes, esse pode ser o inicio de um relacionamento.
Invista em anúncios online
A internet possui uma vasta possibilidade para ser usada a seu favor. Por isso você deve considerar a ideia de anunciar sua loja virtual em sites parceiros e a utilizar o poder dos links patrocinados.
O importante é encontrar os canais de divulgação que mais fazem sentido para sua marca e destinar parte do orçamento para investir em propaganda e divulgação.
Analise o retorno e otimize
Não é porque seu e-commerce está no ar que ele será assim para sempre. É importante que você analise o desempenho da loja e identifique os pontos de melhoria.
Estude o tráfego da sua loja virtual e veja em que páginas os visitantes costumam desistir da compra ou têm dificuldade de navegar. Você também pode perguntar ao seu cliente o que ele achou da página e do processo de compra até o carrinho para colher essas informações e evitar o abandono de carrinho.
Um ponto importante sobre a análise do ROI é analisar os custos desde as ferramentas ao investimento, por isso criamos uma planilha custos de um e-commerce para não errar no orçamento. Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário 😉
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