Como categorizar e descrever os produtos do e-commerce
Conheça a importância e impacto nos resultados da categorização correta para seu ecommerce
Um ponto importante para todo e-commerce de sucesso e que os profissionais encontram certa dificuldade é a categorização de produtos.
Quando falamos em categorização de loja virtual, podemos lembrar das lojas físicas: produtos organizados por categorias e bem expostos, para que o cliente não se “perca” dentro da loja.
Nas lojas virtuais não pode ser diferente, a vitrine deve ser muito bem planejada, com todas as informações necessárias dos produtos, já que não é possível o cliente pegar o produto e analisa-lo em mãos.
Importância da categorização dos produtos
Podemos começar a pensar a importância de categorizar os produtos para ecommerce baseado no momento em que sua loja se encontra:
Lojas virtuais que estão iniciando: para obter grandes resultados é essencial que você planeje com sua equipe toda etapa de SEO de acordo com os seus produtos que sua loja virtual comercializará e também planeje a usabilidade que os usuários terão em filtros e ordenação para encontrarem os produtos que desejam adquirir.
Lojas virtuais que estão migrando de plataforma: lojas que estão migrando para uma nova plataforma de ecommerce, essa fase é um pouco mais complexa, pois se feito da maneira errada poderá resultar em perda de tráfego orgânico, queda na receita e até mesmo influenciar no tempo dos profissionais que trabalham com a mídia paga, pois terão que atualizar as urls dos anúncios.
Dito isso, vejamos dois fatores que uma boa ou má categorização de produtos em uma loja virtual pode influenciar.
Impacto no tráfego orgânico da loja virtual
Esse é o fator mais importante se tratando de um e-commerce: o tráfego orgânico, pois esse canal fará com que você aumente as suas vendas com um custo de aquisição de clientes (CAC) relativamente baixo.
Hierarquia e estrutura de SEO
O primeiro fator para se considerar é que qualquer site que deseja se posicionar organicamente em um buscador deve respeitar as diretrizes e estruturação de como os robôs do Google, Bing e demais buscadores estão interpretando a leitura do conteúdo da sua loja, por isso é fundamental que seu site respeite uma hierarquia e estrutura do SEO.
Deixar mais claro, na imagem abaixo, exemplificamos uma pet shop online, onde a estrutura se baseia do termo mais amplo “Pet Shop Online” até o termo um pouco mais especifico “medicamentos”. O conceito de long tail deve ser muito bem trabalhado para obter resultados com SEO.
Como categorizar os produtos da minha loja virtual?
Você deve começar a categorizar os produtos do seu e-commerce de forma estratégica, seguindo uma lógica de fácil entendimento, respondendo às possíveis dúvidas de seus clientes, mas de uma forma enxuta para que sua loja virtual não fique poluída com informações desnecessárias.
Seu cliente deve chegar a sua loja e saber encontrar de forma fácil e rápida como encontrar os produtos que quer. Por exemplo, em uma loja de bolsas, você pode ter apenas três categorias, como bolsa feminina, carteira feminina e bolsa masculina.
- Bolsa Feminina
- Carteira Feminina
- Bolsa Masculina
Depois, basta seguir a mesma lógica para as subcategorias. É muito importante saber as necessidades específicas dos produtos que você vende na hora da criação das categorias e subcategorias.
O nome deve fazer sentido e ser associado automaticamente ao produto que o cliente necessita.
Em uma farmácia os produtos de beleza devem estar separados dos produtos de higiene, mas se ambos são categorizados juntos como cuidados com o corpo, o seu cliente pode demorar mais para chegar ao que procura, porque não associou seu produto a essa categoria, por exemplo.
Seguindo esse exemplo, se for necessária a criação de categorias mais amplas, será necessário também especificar melhor os produtos através de filtros, para que não haja dificuldade na busca pelo produto.
Um item que pode ser interessante e, além de aumentar a capacidade de conversão da sua loja, melhorar a experiência de compra do seu cliente, é utilizar um sistema de indicação dentro das categorias.
Caso o cliente não encontre o que realmente queria com a busca, esse sistema de indicação pode ajudá-lo a encontrar em outro produto.
Descrição dos produtos do e-commerce
A descrição de um produto em sua loja virtual é tão importante quanto a categorização, e deve, da mesma forma, ser intitulada de maneira clara e direta.
Descrever corretamente um produto conta muito para o fechamento da venda por meio da internet.
Quando escrevemos, temos que ter em mente que produzimos a descrição para pelo menos 2 tipos de leitores: o visitante da loja virtual e o algoritmo do Google. A forma de uso muda de um produto para o outro, obviamente.
Se numa loja de eletrodomésticos é possível que título seja o nome da marca e o modelo, numa loja de roupas essa estratégia não é tão efetiva, sendo melhor guiar o cliente pela aparência do produto, como “camisa polo preta”.
Outro ponto importante é a imagem do produto. Usar fotos profissionais, de boa qualidade e com diversos ângulos do produto é essencial.
O produto deve estar no centro da imagem e ser de fácil visualização. É mais do que necessário ter padrão em todos os produtos, não se pode esquecer disso.
Por exemplo, escolha uma cor de fundo, e use para todos os produtos. Usar cores diferentes pode confundir o cliente e deixar um aspecto poluído.
O ideal é que os aspectos básicos como preço, cor, tamanhos disponíveis e etc fiquem bem visíveis perto do título e foto do produto.
E as características mais complexas devem ser colocadas em um texto, com o intuito de tirar todas as possíveis dúvidas finais do seu cliente, como material que foi feito, indicação de uso e etc.
É importante que não seja usado somente o texto de especificações fornecido pelo produto, pois normalmente são muito técnicos e o cliente tem dificuldade de compreensão.
A descrição do produto da loja virtual é como um vendedor em uma loja física te passando todos os detalhes do que você quer comprar, por isso a importância de um texto bem elaborado.
Fica mais do que clara a importância da categorização e suas características para um melhor desenvolvimento da sua loja. Inicialmente pode parecer uma coisa banal, mas se você conseguir seguir todos os passos corretamente, vai perceber o quanto isso pode gerar mais vendas e conversões para seu site.
E se precisar de alguma ajuda, conte com a gente!
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