5 datas de final de ano para bombar as vendas do e-commerce
Conheça as principais datas para o comércio eletrônico entre os meses de outubro, novembro e dezembro.
É praticamente impossível você não conhecer o Black Friday, certo? Mas e o Cyber Monday? E o Boxing Day? Você conhece essas outras datas? Talvez não. Bem, elas são datas que podem aumentar as vendas do seu e-commerce nos meses de final de ano, além das tradicionais datas como o Dia das Crianças e Natal.
As datas que eu mencionei acima já são comuns na Europa e nos Estados Unidos e começaram a ganhar relevância no Brasil. Para que você possa aproveitá-las na sua estratégia, preparei um resumo sobre cada uma. Continue lendo para conferir 😉
Dia das Crianças
Quando é? 12 de outubro
Como surgiu? Um deputado brasileiro sugeriu que o dia 12 de outubro fosse determinado como um dia em homenagem às crianças, isso em 1924.
Mas foi somente em 1960 que o 12 de outubro integrou o calendário de datas comerciais, após uma marca de brinquedos se unir a uma empresa de produtos para bebês na tentativa de aumentar vendas.
A estratégia deu certo e dai em diante diversos f abricantes de brinquedos passaram a aproveitar comercialmente o Dia das Crianças.
Dica: esteja atento às regras de publicidade infantil!
A linguagem e a oferta da sua campanha devem seguir algumas regras.
Black Friday
Quando é?: Última sexta-feira de novembro, após o Dia de Ação de Graças, que é comemorado nos Estados Unidos
Origem: O varejo norte-americano criou o termo Black Friday para o dia em que são oferecidos grandes descontos e oportunidades únicas de compra.
A data também é conhecida como o início do período de compras de Natal.
Dica: dê descontos de verdade!
Se o seu e-commerce decidiu participar da Black Friday, certifique-se de que conseguirá dar descontos relevantes.
Prepare sua estrutura para o volume de vendas que fará em um dia: segundo pesquisa realizada pelo Google, mesmo com ações como “mês da Black Friday” ou “semana Black Friday”, 79% do volume de compras acontece na sexta-feira.
Cyber Monday
Quando é? Segunda-feira logo após a Black Friday
Origem: Foi criada em 2005 pela Federação Nacional de Comércio Americana. O objetivo da data é impulsionar ainda mais as vendas de final de ano.
Diferentemente da Black Friday — que acontece em lojas físicas e lojas online — a Cyber Monday acontece somente nas lojas online, como o nome sugere.
Os benefícios são para os dois lados: para os clientes, é a última chance de aproveitar os descontos. Para as lojas virtuais, é hora de esvaziar os estoques que restaram da Black Friday.
É uma data para ficar de olho: em 2016, a Cyber Monday teve um faturamento de 571 milhões somente no Brasil, o que representa 94% de aumento em relação à 2015.
Dica: atualize suas informações de estoque!
Logo que a Black Friday passar, atualize as informações do seu estoque para divulgar na segunda-feira produtos que você ainda tenha. Assim, você não corre o risco de atrair o cliente e não poder entregar o produto.
Natal
Quando é? 25 de dezembro
Origem: A história do Natal como conhecemos hoje foi uma construção feita através dos séculos, com influência de diversas culturas.
A troca de presentes, cartões e a famosa ceia de Natal são os rituais que mais movimentam a economia durante o ano, impactando o setor alimentício, segmentos de decoração e presentes dos mais diversos.
Dica: esteja preparado para um grande volume de acessos!
Invista em plataformas e servidores que suportem o crescimento da demanda de visitantes. Outro ponto importante é a garantia de entrega no prazo previsto, afinal ninguém gostaria de passar o Natal sem presente, não é?
Boxing Day
Quando é? 26 de dezembro
Origem: O termo Boxing Day teve origem na tradição de alguns países de língua inglesa onde, logo após o Natal, os patrões presenteavam os funcionários com caixas de presentes pelos serviços prestados durante o ano.
Hoje a data é conhecida no mundo como um feriado pós-Natal, onde as pessoas saem às compras para aproveitar os descontos do que não foi vendido no Natal.
As grandes redes varejistas do Brasil aderiram à data em 2012 e já nesse ano o faturamento alcançou R$ 81,6 milhões, de acordo com a Ebit.
Dica: garanta a facilidade de troca!
A incerteza de poder trocar produtos em lojas online é uma das principais barreiras de compra. Por isso, passe segurança aos seus clientes!
Como essa é uma data em que há bastante incidência de troca de produtos recebidos no Natal, esteja preparado e tenha uma política de troca clara e disponível aos clientes.
São muitas as oportunidades para você aproveitar e aumentar as vendas do e-commerce! Gostou das dicas deste artigo? Siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!
2 Comentários