Benefícios do Inbound Commerce para sua loja virtual
Inbound Marketing é um assunto que está sendo muito falado nos últimos anos e possivelmente você já conhece, não é mesmo? Mas e o Inbound Commerce, ou Inbound Marketing aplicado a e-commerces, já ouviu falar? Nesse post, você conhecerá esses universo e receber dicas valiosas para otimizar a sua loja virtual. E como tudo é mensurável, trouxemos também uma calculadora de conversão, onde você poderá mensurar a performance do seu e-commerce.
O que é inbound commerce?
Como já falamos em outro post aqui no blog, inbound commerce é uma variação do Inbound Marketing pensada para ser aplicada no comércio eletrônico. O termo está ganhando muita força nos Estados Unidos, mas aqui no Brasil ainda está sendo pouco explorado pelas empresas e agências. O que pode representar uma ótima oportunidade para sua loja virtual.
Esta metodologia está ligada com a entrega de conteúdo relevante e segmentado ao seu lead, aquele visitante que interagiu com sua loja de alguma maneira. Isso é importante para que ele crie uma relação com o seu e-commerce sem, necessariamente, ter comprado algo. O lead passa de um simples número para uma espécie de amigo. Mas para que isso aconteça, é necessário que os motores de buscas como o Google estejam familiarizados com a sua marca, que as suas mídias sociais estejam bem alimentadas e que seu blog seja abastecido com conteúdos de qualidade constantemente.
Benefícios do Inbound Commerce
O principal benefício do Inbound Commerce é pensar em como melhorar a conversão do seu comércio virtual. Chega de pensar que uma visita se resume em uma venda ou não: estamos na era do relacionamento e da confiança e isso faz toda a diferença! Segundo pesquisas da Experian, somente 1,65% dos visitantes da sua loja fazem uma compra. Até aí sem problemas. Mas e as outras 98,5% pessoas, por que eles não compraram?
Essa pergunta é a que os gerentes de e-commerces deveriam se fazer o tempo todo. Agora você deve estar se perguntando “como posso aumentar a minha taxa de conversão?” Temos que pensar além, afinal o objetivo não é simplesmente aumentar a divulgação e gastar mais dinheiro com anúncios. Sua loja precisa agregar valor e se tornar importante para o consumidor. E, como em todo relacionamento, é necessário conquistar seu cliente todos os dias para que o relacionamento cresça e continue amadurecendo.
“- Ok, mas Walace, isso é caro? É trabalhoso? Dá retorno realmente?” Veremos isso agora!
Etapas do Inbound Commerce
O Inbound Commerce utiliza o mesmo processo do inbound marketing: o funil de vendas. E não se preocupe se você ainda não o conhece, falarei sobre ele agora:
1. Atração
Quando o usuário vai descobrir um problema e aprender que ele pode solucioná-lo ou quando vai atrás do seu problema e descobre que existem soluções.
2. Conversão
A partir do momento em que o usuário descobriu que tem um problema e já sabe o básico sobre o que ele precisa, ele busca por informações mais completas. E é assim que ele aceita entregar alguns dados sobre ele (nome, e-mail, cargo…) em troca de algo que faça ele solucionar ou aprender sobre o seu problema ou desejo.
3. Consideração e Intenção
Nessa fase, o usuário já é um lead. Sua função a partir de agora é nutri-lo com informações sobre a sua empresa e mostrar seus diferenciais.
4. Decisão
A última etapa do funil de vendas é quando ele vai decidir o que e onde comprar. Essa é a etapa onde você realmente apresentará a sua empresa e as vantagens de comprar produtos e serviços dela.
Publicando o conteúdo certo no lugar certo, sua marca se torna relevante e útil para seus clientes. Dessa forma, ela ganha a atenção dos potenciais clientes e atrai visitantes para sua loja virtual. É assim que o Inbound marketing ajuda a consolidar uma marca e capturar mais leads qualificados. Assim, as chances de gerar uma venda aumenta exponencialmente, já que o lead entende o que seu produto ou serviço pode fazer por ele.
Estatísticas de mercado sobre Inbound Marketing
Para continuar te mostrando que Inbound Marketing é uma excelente ferramenta, antes é necessário mostrar alguns números (que impressionam qualquer pessoa – e são comprovados pelos nossos clientes) a respeito deste tema. Preparado? Vamos lá:
- 57% a 70% de uma decisão de compra B2B é definida antes mesmo do consumidor entrar em contato com o fornecedor.
- 93% dos processos de compra começam com uma busca online.
- 34% de todos os leads gerados em 2013 vieram da estratégia de Inbound Marketing
Mas isso não é tudo, temos mais.
- 60% dos consumidores apresentam visão mais positiva sobre uma empresa depois de consumir conteúdo da mesma.
- 70% das empresas do Brasil, aproximadamente, já utilizam Marketing de Conteúdo.
- Empresas que adotam estratégia de Inbound Marketing tendem a apresentar maior ROI
do que aquelas que adotam Outbound Marketing. - Empresas que nutrem seus leads vendem 50% mais, a um custo 33% menor.
- Inbound Marketing gera 54% mais leads que o marketing tradicional.
E ai, gostou desse tal de Inbound Marketing? Ele é realmente fascinante e funciona muito bem para aumentar o número de vendas em lojas virtuais. Além de estimular a recompra, é claro. Com o custo cada dia mais alto para atrair novos usuários, a taxa de conversão do seu e-commerce é a chave mais importante da estratégia. É muito mais barato vender mais para os seus visitantes atuais do que para novos visitantes. Por isso, foque na sua taxa de conversão de comércio eletrônico para o crescimento sustentável.
E para te ajudar a entender ainda mais como o inbound commerce pode te ajudar, nós preparamos um e-book com tudo o que você precisa saber para implantá-lo em loja. E o melhor, é gratuito!
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