Automação de Marketing para loja virtual – Tudo o que você precisa saber
O conceito de automação de marketing já existe há muitos anos, mas sua utilização era comum somente entre grandes corporações devido aos altos custos relacionados com a tecnologia necessária. Softwares como o RD Station e HubSpot mudaram esse cenário, trazendo competitividade para empresas menores.
A automação de marketing auxilia os profissionais de marketing na geração, segmentação, nutrição e qualificação de leads. Além, é claro, de ajudar na estratégia de ciclo de vida do cliente, nas vendas cruzadas (cross-sell) e upsell, na retenção de clientes e na mensuração do ROI em marketing.
Ok, mas o que exatamente é a automação de marketing?
Automação de marketing é um conjunto de ações que permite às empresas agilizar, automatizar e mensurar fluxos de trabalho e atividades de marketing. Dessa forma, elas podem aumentar a eficiência operacional e fazer as receitas crescerem mais rapidamente.
Vamos lá: estabelecer uma comunicação com com 10 clientes é fácil. Com 20, é possível. Se chegar aos 30 já começa a ficar apertado. Acima disso, cada novo cliente acaba representando um empecilho para manter um bom relacionamento. É nessa hora que você pensa: “Que bom que criaram a de automação de marketing que possibilita escalar a comunicação com leads e clientes na mesma proporção em que eles vão chegando e interagindo com a loja virtual!”
A automação envolve o uso inteligente de sistemas de informação para compreender o comportamento do consumidor e oferecer a ele a solução certa no momento exato. De maneira geral, a automação simplifica o trabalho do e-commerce porque executa uma série de atividades por conta própria, desde que programada adequadamente. Só para deixar claro: não se trata de um robô executando tarefas, mas de pessoas criando fluxos informacionais, conectados entre si, para proporcionar uma experiência única entre consumidor e marca.
Como implementar a automação de marketing na loja virtual?
O setor de e-commerce está cada vez mais competitivo e isso não é novidade para ninguém. Para quem trabalha nesse ramo, é necessário realizar uma série de investimentos para garantir os fluxos de vendas, tanto em curto quanto em longo prazo.
Ainda é comum lojas virtuais investirem prioritariamente em resultados de curto prazo como por exemplo, o investimento em links patrocinados. Algumas lojas de médio e grande porte possuem mais de 50% do seu tráfego gerado de canais pagos e é aqui que mora o grande benefício da automação de marketing.
Inicialmente, ela era usada nas atividades de fidelização do cliente, para prolongar o seu ciclo de vida. No entanto, hoje a automação é usada também para designar um processo dentro da estratégia de marketing que ajuda a atrair o interesse dos clientes. Isso faz que com que aquela newsletter padronizada perca forças.
Saber quem é o cliente, seus gostos, seu momento na jornada de compras, quais conteúdos são mais atrativos junto com a oferta comercial se torna fundamental para o e-commerce moderno.
Isso tudo mostra que automação de marketing e e-commerce funcionam muito bem juntos. Automatizando processos, você libera sua equipe para cuidar de atividades mais estratégicas, aquelas que se refletem em ganhos reais para seu e-commerce. Mas exatamente o que pode ser automatizar dentro de um e-commerce?
Nutrição de leads
Um visitante entrou no seu site ou na sua loja virtual e deixou dados de contato para que você mantenha uma comunicação frequente? Ótimo, você tem a automação de marketing para cuidar dos processos seguintes. Com ela, é possível segmentar quais conteúdos são mais relevantes segundo o perfil da pessoa e enviar mensagens por e-mail marketing para educar, entreter e informar o consumidor até que ele esteja pronto para a compra.
Envio de promoções
Cada cliente é único e tem suas preferências. Por isso, o ideal é investir na personalização.Mas é humanamente impossível ficar enviando um e-mail para cada lead ou cliente manualmente. Já com a automação de marketing, você é capaz de entender as necessidades de cada consumidor e e enviar ofertas direcionadas, baseadas no seu histórico de navegação e o relacionamento com sua loja virtual.
Status dos pedidos
O consumidor é ansioso, por isso é importante informá-lo sobre o status de seu pedido. Você pode automatizar o envio de e-mails de notificação sobre o status do pedido, como:
- Em separação no estoque;
- Em expedição;
- Com a transportadora;
- A caminho da sua casa.
Assim, além de manter o consumidor informado, você faz com que sua marca fique na memória do cliente por mais tempo. Caso a entrega ocorra dentro do prazo, sem qualquer imprevisto, ponto para você e para a automação de marketing, que permitiu tudo isso sem que você precisasse mover um dedo.
Abandono de carrinho
Cerca de 83% dos carrinhos são abandonados. Triste isso, né? De fato, o abandono de carrinho é um fantasma que persegue as lojas virtuais. Mas é possível recuperar boa parte dos clientes com uma medida simples: remarketing.
No momento em que o consumidor abandonar seu site, envie um e-mail e pergunte o motivo ou fale que os produtos ainda estão lá, esperando por ele. Você precisa estar em frente ao computador para isso? Não! Ferramentas de automação de marketing para e-commerce fazem isso automaticamente e você só ficará sabendo que alguém deixou a compra no meio do caminho quando parar para analisar os relatórios.
Jornada do consumidor
A automação de marketing está estreitamente ligada à otimização da jornada do consumidor para que ele se sinta mais seguro em realizar a compra. Cada ação do cliente merece uma resposta imediata e certeira. E isso pode ser feito automatizando os fluxos de nutrição e até o atendimento ao cliente.
Compra recorrente
Vender para novos clientes é mais caro e trabalhoso do que vender para quem já comprou pela primeira vez. Um e-commerce deve investir em compras recorrentes, se comunicando com seus clientes algum tempo após a compra com novas ofertas ou com cupons de desconto para que eles comprem novamente.
Mais uma vez, nossa querida automação ganha a cena. É preciso automatizar essas ofertas. Você pode enviar um e-mail automaticamente após 3 meses da última compra oferecendo um desconto para que o cliente compre novamente. Essa ação aumentará suas vendas com investimento muito menor do que conquistar novos clientes através de anúncios ou outras ações. Nessa estratégia, você também pode oferecer um produto que complemente a primeira compra.
Como colocar a automação de marketing em prática?
O primeiro passo para uma boa automação é considerar as opções de softwares e sua integração com plataforma de e-commerce utilizada. Eles precisam trabalhar em sinergia para que as métricas sejam mensuradas e suas funções desempenhadas de modo satisfatório.
Aqui na M2I, nossos clientes usam a RD Station — excelente alternativa para quem busca uma ferramenta robusta. Com ela você também será capaz de gerenciar todo o aspecto promocional de sua loja virtual, como os CTAs, criação de landing pages e todo o processo de nutrição de leads. Com a automação de marketing, a Neon Pet Shop aumentou seu faturamento em 92% e o ticket médio das vendas online cresceu 16% em 2016; já a Lalie Lalou aumentou as visitas do blog em mais de 200% em menos de 6 meses.
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Bacana.