Posicionamento de marca: o que é e quais os benefícios de adotá-la em sua empresa?
Um bom e elaborado posicionamento de marca vai dar a sua empresa um posição muito significativa no mercado e ao mesmo tempo uma ameaça aos concorrentes.
Se os seus clientes pensam em sua loja logo que percebem a necessidade de um produto ou serviço, o seu posicionamento têm dado bons resultados, mas se a sua empresa oferece menos variedade que os concorrentes, a chance de perder a venda é grande.
Com esse exemplo, pode-se notar que o posicionamento de marca têm uma grande influência nos seus resultados finais. Por isso, criamos esse post para mostrar a importância de adotá-la em sua empresa.
Para saber mais sobre posicionamento de marca, prossiga a leitura.
O que é posicionamento de marca?
O posicionamento de marca é aquilo que a sua empresa conseguiu transmitir ao consumidor, ou seja, tudo aquilo que está na mente dele em relação ao seu negócio.
Nesse caso, podemos perceber que quanto mais positiva for essa transmissão, melhor será o desempenho e reconhecimento de sua marca.
Para garantir um bom posicionamento é importante transmitir claramente os conceitos da marca, quanto mais transparência, mais positiva será a avaliação dos clientes tanto no primeiro contato com a loja, quanto nas próximas vezes.
Como definir o posicionamento da minha marca?
Depois de tirar todas as dúvidas sobre o que é posicionamento de marca, chegou a hora de colocar o plano em prática, e para isso você vai precisar definir quem são os clientes da sua empresa, para então escolher o posicionamento ideal para aplicar.
A descrição a ser feita com as informações dos clientes devem ser o mais detalhada possível, quanto mais informações melhor será a definição do posicionamento de marca, afinal, ela precisa ser coerente e eficaz.
Lembrando que diversas empresas presentes no mercado, atuam nas principais áreas suprindo as necessidades de determinados clientes, nesse caso vale a pena dar ênfase ao público que ainda não se sente totalmente satisfeito e segmentar o seu negócio.
Exemplos de posicionamento de marca
Existem quatro diferentes estratégias de posicionamento que você pode aplicar em sua marca. Veja a seguir:
- Posicionamento específico: como o nome já diz, essa estratégia é voltada para um benefício exclusivo que a sua marca quer evidenciar quanto ao produto oferecido, podendo ser uma maior qualidade, melhor preço, etc
- Posicionamento de categoria: nesse caso é quando a marca se torna sinônimo de categoria
- Posicionamento contra corrente: a marca trabalha para destacar que seus produtos são melhores que os produtos oferecidos pelos concorrentes
- Posicionamento por benefício: prometimento da marca quanto a um benefício exclusivo com a compra de tal produto.
Golden Circle
O Golden Circle é uma metodologia que criada por Simon Sinek para ajudar a sua empresa a encontrar o seu propósito e impactar a comunicação.
É muito interessante a forma em que o Golden Circle se posiciona dando ênfase ao porquê o tal produto foi feito e essa posição certamente convence mais o produto do que simplesmente falar que o seu produto é melhor que o oferecido pelo concorrente.
Vendo a importância do posicionamento de marca para qualquer empresa, podemos notar que grande parte delas ainda não obtém conhecimento sobre essa estratégia. Mas, ainda dá tempo de aplicá-la e melhorar o desempenho da sua marca e de suas vendas.
Agora que você já sabe o que é e como aplicar o posicionamento de marca, conheça também o nosso conteúdo que explica detalhadamente como o Golden Circle funciona.