O que é dropshipping?
O dropshipping é um modelo de negócio que pode ser muito beneficente para o sucesso de um e-commerce, principalmente se você tem investido muito em estoque de produtos.
Nesse modelo, usando o estoque de produtos de terceiros, você não precisa investir em um local para os produtos, nem se preocupar com o envio dos pedidos e ainda sair lucrando. É claro, que como todo modelo de negócios, o dropshipping tem suas vantagens e desvantagens, mas não se preocupe, suas vantagens são maiores e esse método pode auxiliar bastante no crescimento e divulgação do seu negócio.
Quer saber mais sobre dropshipping? Continue a leitura e confira as vantagens e desvantagens de trabalhar com dropshipping!
Mas primeiro, de fato o que é dropshipping?
A verdade é que apesar de ser nova para muitas pessoas, essa técnica já vem sendo usada há bastante tempo. O drop shipper é o fornecedor na qual recebe ordens de serviço vinda do seu e-commerce assim que houver alguma venda. Dessa forma, ele enviará o produto direto ao cliente.
O legal é que você não precisa ter acesso ao produto e nem estoque dele, quem ficará responsável por essa parte será seu parceiro dropshipping. Além disso, o lucro vem do preço cobrado pelo seu parceiro, já que é diferente do que você divulga em sua loja.
Com esse método você não precisa se preocupar com:
- gerenciar e nem pagar um local para o depósito dos produtos;
- contabilidade quanto ao estoque;
- resolver problemas de devolução e de recebimento de produtos;
- cuidar do ato de embalar e enviar os produtos vendidos.
Como funciona o dropshipping?
O primeiro passo é escolher bons fornecedores. Não basta que eles tenham apenas bons preços, é preciso ter compromisso e cuidado quanto a essa responsabilidade, afinal o nome do seu negócio está em jogo.
Depois de escolher o fornecedor, ele te mostrará a quantidade do produto que estará disponível para você e o preço da mercadoria. Com essa técnica, parte das responsabilidades que seriam apenas da sua loja virtual, serão divididas com um fornecedor.
Entre essas responsabilidades divididas com um ou mais parceiros, está todo o processo de empacotar, enviar e realizar trocas, seu e-commerce só ficará responsável por vender o produto online e ter contato com o cliente.
Vantagens do dropshipping
Despesas fixas menores
Não tendo que comprar o produto e nem lidar com o catálogo de estoque, os custos se tornam baixos.
Flexibilidade
É possível gerenciar o seu negócio de qualquer lugar, basta ter internet.
Variedade de produtos
Ampla variedade de produtos já que você não precisa comprá-los com antecedência.
Divisão de responsabilidades
A responsabilidade sobre as entregas de mercadoria não dependem só de você, então será menos uma coisa que você deverá se preocupar (isso com uma boa escolha de fornecedores, claro).
Desvantagens do dropshipping
Alta competição
Os produtos não são exclusivos somente para sua loja, por isso você terá que se destacar, já que outras lojas tem os mesmo produtos ou até o mesmo fornecedor.
Margens baixas
O lucro de cada produto é em torno de 20%, então para se obter um lucro significativo a quantidade a ser vendida precisa ser grande.
Sincronização de catálogo não disponível
O controle de estoque se torna muito mais difícil quando se usa estoque de terceiros, pois nem sempre eles tem tecnologia boa o suficiente para cuidar do estoque, podendo assim ocorrer falhas como vender um produto que já foi vendido.
Apesar de suas desvantagens, o dropshipping tem muitas vantagens interessantes. Mas, é preciso tomar cuidado quanto à gestão do e-commerce e esse modelo,pois muitos comerciantes começam de forma errada.
O erro está em investir pouco na execução inicial da empresa e dessa forma, o ato de aumentar os lucros com uma estrutura baixa, se torna bem difícil.
Você conhece outras vantagens e desvantagens do dropshipping ou quer saber mais sobre esse modelo de negócios? Se sim, deixe seu comentário com sua opinião ou sua dúvida!