Instagram Shopping: funcionalidade permite marcar produtos diretamente nas fotos
Do mesmo jeito que podemos marcar os amigos em fotos, agora as empresas podem acrescentar balões que levam o usuário até a página de um produto.
O Instagram Shopping foi lançado, como versão de teste, nos Estados Unidos em 2017. A ferramenta permitiu que contas empresariais adicionassem links para seus produtos ou serviços nas publicações da rede social.
Agora, o app de compartilhamento de vídeos e imagens anunciou que essa novidade está disponível para mais outros 8 países: Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Canadá, Espanha, Austrália e nosso Brasil.
A ideia dessa atualização é permitir a marcação de produtos nas fotos e a criação de uma aba chamada “Comprar” no perfil e com isso facilitar que os usuários da rede consigam adquirir os produtos de maneira mais fácil.
Imagine, por exemplo, um e-commerce de moda que posta uma foto onde a modelo usa duas peças: uma calça e uma blusa da marca. De maneira semelhante à forma como o perfil de um amigo seria marcado na foto, esse e-commerce poderia marcar os produtos para que quando seus seguidores clicarem, eles sejam direcionados para uma página de compra.
Dessa forma, para os perfis empresariais, marcar um produto se torna tão simples e fácil quanto marcar uma pessoa. E para os possíveis compradores, elimina-se a necessidade de ficar perguntando o preço ou nome de um item, além de clicar no famoso LINK NA BIO e procurar pelo produto na loja virtual.
Agora as pessoas podem ir da inspiração à informação e comprar com apenas alguns toques, tudo isso de forma orgânica.” – diz o texto publicado no blog oficial do Instagram.
Veja como a ferramenta funciona com mais detalhes abaixo:
Como começar usar o Instagram Shopping?
Para quem deseja começar a usar o Instagram Shopping, o primeiro passo é ter uma conta de negócios no Instagram. Para tirar dúvidas e orientar o público, a empresa criou uma página para dar orientações e tirar dúvidas.
Para ser aprovado e usar o recurso Compras no Instagram, a configuração do seu negócio e da sua conta precisam atender aos seguintes requisitos:
- Seu negócio precisa vender produtos físicos que estejam de acordo com nossas políticas comerciais;
- Seu negócio precisa estar localizado nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália, no Canadá, na França, na Alemanha, na Itália, na Espanha ou no Brasil;
- Sua conta do Instagram deve ser convertida em um perfil comercial;
- Seu perfil comercial do Instagram precisa estar associado a um catálogo do Facebook. Isso pode ser criado ou gerenciado no Gerenciador de Negócios, nas plataformas de e-commerce ou diretamente na Página do seu negócio no Facebook.
Cumprindo estes requisitos, o acesso da sua conta ao recurso será analisado. Em geral, o processo de análise leva alguns dias, mas, às vezes, eles precisam analisar sua conta detalhadamente, o que pode demorar mais.
Se sua conta for aprovada, você receberá uma notificação do Instagram e poderá ativar a marcação de produtos em Configurações, lá no seu perfil.
Melhores práticas para o Instagram Shopping
Ainda na página criada pelo instagram, você encontra dicas para usar o Instagram Shopping, confira:
- crie pelo menos nove publicações no Shopping em seu perfil comercial do Instagram para ativar a guia comprar para o público;
- marque vários produtos para ajudar seu público a explorar e navegar;
- Use o Stories para mostrar ao público que agora é possível comprar nas publicações;
- aproveite diferentes formatos de compra: marque uma única imagem ou um carrossel;
- certifique-se de que as marcações estejam em contato com os produtos corretos, para que os consumidores saibam a qual produto se refere a marcação.
Sem dúvidas, o Instagram é uma ótima ferramenta para e-commerces. A boa utilização dessa ferramenta tem tudo para alavancar as vendas da sua empresa.
Agora que você já sabe como funciona o Instagram Shopping, que tal compartilhar nas suas redes sociais para que seus amigos empreendedores saibam dessa novidade?