As 4 principais tendências para o e-commerce de moda em 2018
Você sabe quais são as tendências para o e-commerce de moda? Entenda mais sobre o futuro deste segmento!
O e-commerce de moda continua sendo o nicho com melhor desempenho do varejo eletrônico brasileiro. Isso acontece em virtude de uma série de fatores, como o comportamento do consumidor brasileiro, que adere cada vez mais à compra online, a oferta de preços atraentes em comparação a lojas físicas e a possibilidade de uma busca mais específica de acordo com o que o cliente deseja.
Para que se mantenha competitivo e rentável, o e-commerce de moda deve acompanhar algumas tendências, que se traduzem em ferramentas, técnicas e práticas. Algumas delas são velhas conhecidas, já outras são tecnologias que começam a despontar e ganhar espaço no mercado.
O empreendedor que deseja alavancar suas vendas precisa ficar atento a essas tendências para e-commerce de moda em 2018, adequando-as às suas possibilidades e às características do seu negócio.
Quer saber quais tendências são essas? Confira esta lista que preparamos para você:
1. Personalização
Conhecer os gostos e preferências do seu cliente é uma técnica que nunca deixará de ser tendência dentro do e-commerce de moda, especialmente o voltado para o público feminino.
Para obter uma base de dados e estabelecer de maneira adequada o marketing de relacionamento com o cliente, existem softwares que auxiliam o empreendedor digital a obter um perfil detalhado do seu público-alvo, travando com ele um relacionamento mais aprofundado.
2. Layout Responsivo
Não é segredo para ninguém que o uso dos smartphones é um hábito consolidado no país e no mundo. Possuir uma loja virtual responsivo é, logo, regra básica para quem trabalha com e-commerce.
Só assim será possível oferecer uma boa experiência de navegação e, por consequência, levar os clientes à decisão de compra.
Se você tiver um público engajado e digitalmente, maduro, investir em um aplicativo próprio pode ser recomendado, uma vez que ele torna a experiência de compra mais organizada e exclusiva, além de transmitir profissionalismo.
3. Conteúdo em vídeo
Além do layout do produto, que deve oferecer diversas opções de foto e possibilidade de rotação 360 graus, o conteúdo em vídeo vem despontando como uma nova ferramenta que promete auxiliar no convencimento de compra. O recurso gera no cliente a certeza sobre o que ele está adquirindo.
4. Inteligência artificial
Disponibilizar um respaldo em tempo real ao seu cliente tendo como base a inteligência artificial também é uma tendência que começa a ser vista em sites e aplicativos.
É o chamado chatbot, por meio do qual um atendente virtual se comunica com o consumidor e pode perguntar a ele sobre preferências e indicar produtos. É uma ferramenta que agiliza a vida do cliente e o processo de compra como um todo.
Essas são só algumas das tendências para e-commerce de moda em 2018. Quem trabalha na área deve sempre se manter atualizado e incorporar as novidades ― dentro, claro, de suas possibilidades de investimento. Isso certamente vai se reverter no aumento do tráfego de seu e-commerce e, consequentemente, das taxas de conversão.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as ferramentas indispensáveis para uma loja virtual de sucesso? Baixe nosso e-book e entenda a importância do inbound marketing para e-commerce!