5 dicas para aumentar taxa de conversão do e-commerce
Diversos fatores podem influenciar a taxa de conversão no e-commerce em vendas. Continue lendo e saiba quais são e como otimizá-los.
Aumentar a taxa de conversão de e-commerce é um desafio diário do empreendedor digital. Para vencer esse desafio, é necessário que o gestor da loja virtual adote uma série de boas práticas e ações que melhorem a experiência dos visitantes na loja virtual.
Em uma loja virtual, diversos fatores podem influenciar para a taxa de conversão não esteja tão alta quanto gostaria. Se você está fazendo um bom trabalho, provavelmente não será complicado detectar pequenas falhas que estão impedindo a sua loja virtual de converter mais.
Para se aumentar a taxa de conversão existem muitos caminhos para poder ter aumento. Não vou mentir, não existe milagre e não há como melhorar sua taxa do dia para a noite. Mas alguns pontos simples podem ser trabalhados para que sua loja virtual venda mais.
Afinal, de que vale todo o investimento em trazer tráfego para o seu site se você não consegue reter esses visitantes? Confira as dicas abaixo e veja conquistar melhores taxas de conversão no seu e-commerce.
1. Conheça sua persona e saiba o que ele quer.
Em primeiro lugar, você deve conhecer o perfil do seu público de referência. Quem são as pessoas que podem se interessar pelos produtos da sua loja virtual?
Comece pelas características demográficas, como sexo, idade, local de moradia e renda. Depois, coloque-se na cabeça do seu potencial consumidor para entender seus interesses, anseios, hábitos, padrões de consumo, entre outros pontos relacionados ao comportamento.
Vale o lembrete de que nada aqui deve ser feito no achismo! Colete dados sobre seus clientes, converse com eles, faça entrevistas, analise seu comportamento através do Google Analytics. O público que você quer atingir é mais guiado pela razão ou pela emoção? Dê a essas pessoas o que elas precisam e você não vai se decepcionar.
2. Foque na Jornada de Compras e Experiência do Usuário
Experiência do usuário é algo que deve ser levado muito a sério por todo gestor de e-commerce. Ações de UX no e-commerce promovem envolvimento e engajamento, tornando a finalização da compra mais rápida e fácil.
Uma dica muito importante é otimizar seu carrinho de compras. Mais de 80% dos internautas acabam abandonando a compra nos momentos finais, devido a problemas de usabilidade ou por informações má elaboradas no carrinho.
Simplifique e sinalize o passo a passo que o possível cliente deve seguir, evite usar muitos botões e ícones que confundam o usuário; facilite o cadastro e o pagamento por cartões de crédito e outras formas de transações online; destaque as informações mais importantes e capriche na identidade visual: clean, intuitiva e agradável!
3. Explore as técnicas de Marketing Digital e Inbound Commerce
Aumentar a taxa de conversão de uma loja virtual é um desafio enfrentado por todos os empreendedores on-line.
Ter uma loja virtual bem posicionada nas buscas faz com que os consumidores consigam ter acesso ao seu site.
Tenha um site responsivo
Em 2016, os smartphone se consolidaram como o principal meio de acesso à internet no Brasil. O que isso significa?As pessoas também estão mudando a maneira como elas compram nas lojas virtuais, ou seja, o acesso a esses ambientes também se dá por meio do smartphone.
Se o nosso objetivo é melhorar a experiência de compra, a sua loja precisa estar adaptada aos mais diversos tamanhos e formatos de telas que existem: smartphones, tablets, notebooks e computadores.
É o que chamamos de site responsivo.
Invista na construção de conteúdo relevante
A concorrência no varejo on-line não é nada fácil. Quando um consumidor chega a sua loja virtual, ele precisa ter acesso a todas as informações que está buscando.
Caso ele tenha alguma dúvida, a mesma deve ser respondida em sua loja, jamais fora. Por isso, é importante trabalhar em um conteúdo relevante, que informe bem o consumidor acerca de seus produtos e serviços, não deixando espaço para dúvidas.
Sem esses cuidados, o consumidor sairá de sua loja para procurar uma informação fora, podendo cair no e-commerce do seu concorrente. E não queremos isso, né?
4. Aumente a confiabilidade da sua loja
Um vendedor sem credibilidade é um vendedor fracassado. Concorda? Se um vendedor não é capaz de conquistar a confiança dos consumidores, dificilmente conseguirá fechar uma venda.
Em uma loja virtual, isso é ainda mais importante. Como não há qualquer tipo de interação física, é preciso gerar confiança apenas por meio dos canais digitais.
É aí que muitos e-commerces falham. Confira as dicas abaixo para evitar que você faça parte desse grupo
Tenha certificado digital SSL
O certificado SSL (Secure Socket Layer) garante que os dados do consumidor sejam recebidos de forma segura, sem a possibilidade de roubo por ladrões, que usam os dados capturados para efetuar compras em nome do cliente com destino a sua residência, caracterizando as fraudes.
O Certificado também enviará uma informação de SITE SEGURO no navegador, mostrando ao consumidor que sua loja está segura.
Conquiste seus selos E-bit, Reclame Aqui e outros
O cadastro no E-bit é uma forma de promover um canal de comunicação entre sua loja e o consumidor através de uma pesquisa de opiniões, com perguntas gerais e específicas, como forma de avaliar a experiência do e-consumidor em sua loja.
Das opções hoje disponíveis ao consumidor para “reclamar” sobre o atendimento da sua loja, encontramos o Reclame Aqui. Quando a sua reputação é boa ou ótima, as chances aumentam do consumidor vir a comprar em sua empresa.
Prova social, peça recomendações aos seus clientes
Uma loja virtual que mantém algum espaço para clientes avaliarem produtos e deixarem comentários possui um nível extra de credibilidade.
É uma forma dos visitantes verificarem que aquele produto avaliado já foi adquirido por outros consumidores naquela loja e tiveram uma boa experiência de compra, tanto com a loja virtual quanto o produto.
Deixe os dados da empresa à mostra
Além de ser uma obrigação, deixar os dados de contato da loja virtual bem à mostra aumenta a credibilidade da sua loja. Informar o telefone, endereço e CNPJ, por exemplo, deixa claro para o visitante que a sua empresa realmente existe.
5. Checkout simplificado
O checkout é a última etapa ativa do processo de compra de um consumidor em uma loja virtual. Ele já
esclareceu suas dúvidas, comparou preços, escolheu os produtos e está pronto para fechar o negócio.
Por esse motivo, você deve facilitar o processo. Quanto menos cliques essa área tiver, melhor. Revise o formulário e deixe-o mais enxuto, não solicitando informações que você jamais vai precisar usar. Torne esse passo a passo simples.
Não esqueça de valorizar a transparência no relacionamento entre sua marca e o consumidor, sendo ágil na busca por soluções e proporcionando a melhor experiência de compra que ele pode ter na internet. Lembre-se que o crescimento de sua loja virtual deve estar alinhado com as funcionalidades de sua plataforma.
Caso seja necessário, conte com uma equipe de especialistas em e-commerce para colocar em prática as melhores ações para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual.
Gostou das dicas de como aumentar a taxa de conversão do e-commerce? Deixe seu comentário nos contando como elas foram úteis para sua empresa!
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