Inbound marketing para e-commerce funciona?
Sim, inbound marketing para e-commerce funciona e nesse post te mostraremos o motivo!
A gente tem falado muito sobre Inbound Marketing, então, você já deve saber como funciona. Mas hoje o foco é outro, vou falar sobre como podemos aplicar a metodologia de Inbound Marketing para e-commerce ou, como alguns estão chamando: inbound commerce.
Muitas pessoas acreditam que a metodologia Inbound tem um ciclo de vendas muito demorado e por isso não é adequado para um e-commerce. Mas essas pessoas estão equivocadas.
É bem possível adequar a metodologia para aumentar as vendas de um e-commerce, reduzindo o ciclo de vendas ou estimulando a recompra.
O conteúdo bem produzido junto a uma bom relacionamento com o cliente, permite que a loja virtual se destaque da concorrência e transmita mais confiança para o consumidor ao demonstrar autoridade no assunto.
Com Inbound Marketing também podemos pensar uma estratégia de pós-venda e trabalhar a fidelização de clientes, através de uma automação de marketing que pode ser executada mantendo os consumidores ativos por meio de novos conteúdos relacionados às paginas visitadas ou produtos consumidos.
A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas.
- Atrair visitantes qualificados;
- Converter esses visitantes em Leads;
- Relacionar-se com os Leads para avança-los no funil de vendas;
- Vender para os Leads mais quentes e qualificados;
- Analisar os resultados para otimizar todo o processo.
Essas etapas também podem ser aplicadas no e-commerce. Com estratégias de Inbound Marketing, é possível conhecer o consumidor e acompanhá-lo em sua visita à loja virtual, desde a pesquisa que ele faz para chegar até as páginas que acessa e a conclusão da venda.
Esta estratégia facilita a criação de ações ao mapear a jornada de compra dos consumidores, oferecendo o conteúdo certo, no momento e local certos.
Processo de Inbound marketing para e-commerce
Antes de começar uma estratégia de Inbound Marketing para e-commerce, é preciso ter em mente quem a empresa quer atingir, ou seja, qual é o seu cliente ideal.
Chamamos esse perfil de persona. A definição de personas permite que a loja virtual entenda não apenas se aquela pessoa tem interesse em comprar ou não, mas qual comportamento ela segue.
Esse método baseia-se na jornada de compra de cada persona da empresa, que se divide em 4 fases.
1. Aprendizado e descoberta
Fase em que o potencial cliente não sabe que tem necessidade pela sua solução e ainda está começando a se interessar por determinado tema.
É hora de capturar a atenção dele para mais tarde fazê-lo perceber que tem um problema ou uma oportunidade que você pode solucionar.
2. Reconhecimento do Problema
Nessa fase, sua persona já se aprofundou um pouco mais no assunto e percebe que tem uma dor ou oportunidade de crescimento.
Sua empresa deve, então, aprofundar nos temas e tocar diretamente na ferida dele, levando-o a estudar mais o problema e ir atrás de soluções para resolvê-lo.
3. Consideração da Solução
Após pesquisar mais, ele entrará na fase de avaliação de possíveis soluções para o seu problema. É quando a empresa deve criar um senso de urgência para a compra e mostrar a ele por que o seu serviço ou produto é a melhor solução.
4. Decisão de compra
Neste momento o consumidor chega ao fim do processo e, após analisar as opções, toma sua decisão: é o momento da compra.
Aqui é necessário mostrar seus diferenciais em relação aos concorrentes e convencê-lo em comprar o produto em seu e-commerce.
O que pode ser automatizado na sua loja virtual?
É necessário que o seu e-commerce tenha uma estratégia de conteúdo para converter os 98% dos consumidores que ainda estão nas fases 1 e 2 do processo de compra.
Essa conversão é sinalizada quando o visitante da loja fornece suas informações de contato. Nesse ponto, o segredo é criar o gatilho certo para que ele seja convencido a deixar essas informações.
Automatizando processos você libera sua equipe para cuidar de atividades mais estratégicas, aquelas que se refletem em ganhos reais para seu e-commerce. Mas exatamente o que pode ser automatizar dentro de um e-commerce?
- Nutrição de leads
- Envio de promoções
- Status dos pedidos
- Abandono de carrinho
- Compra recorrente
Em outro post descrevemos minuciosamente como cada uma dessas automações de marketing.
Aqui na UB House, nossos clientes usam o RD Station – excelente alternativa para quem busca uma ferramenta robusta. Com ela você também será capaz de gerenciar todo o aspecto promocional de sua loja virtual, como os CTAs, criação de landing pages e todo o processo de nutrição de leads.
Com o Inbound Marketing, o e-commerce da Neon Pet Shop aumentou seu faturamento em 92% e o ticket médio das vendas online cresceu 16% em 2016.
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