O que é Cauda Longa e como utilizar em sua loja virtual
De forma simplificada, a Cauda Longa, ou Long Tail é um recurso econômico da internet representado por um gráfico de curva. Uma ferramenta cada vez mais utilizada no mercado online por conseguir mensurar melhores resultados na segmentação de conteúdo.
O termo se popularizou com o livro de Chris Anderson, ‘A Cauda Longa’, em que o autor mostra que o potencial do mercado é maior, pelo fato da concorrência ser menor, com serviços e produtos sendo mais específicos na procura.
As principais vantagens desse recurso são: custo de distribuição dos produtos mais baixo, gerando lucro maior; capacidade de prolongar a vida útil do conteúdo, se for bem otimizado quando produzido; e representar o nível de procura do produto na internet, mantendo um feedback dos consumidores.
Saber a importância de trabalhar com long tails e palavras chave é essencial, mas como podemos saber que tipo de palavra nosso cliente está buscando? Para isso, o Google fornece algumas ferramentas que ajudam com essa pesquisa, auxiliando também a entender qual palavra o cliente busca e o volume de procura que essa palavra possui. As melhores ferramentas para esse diagnóstico são o Google Adwords e Semrush.
Esse conceito é utilizado em vários modelos de negócios, mas a partir daqui, vou especificar como utilizar a Cauda Longa para melhorar o SEO do seu site ou loja virtual, e mostrar o quanto é relevante para o seu negócio. Assim, podemos separar as palavras chave em 3 estágios: Head Tail, Mid Tail ou Long Tail.
Head Tail
Dominadas por empresas de grande porte, que estão bem posicionadas quando se fala em SEO, o volume de busca pelo produto é bem alto e as palavras chaves genéricas são mais utilizadas para as buscas. Empresas pequenas ou com menos tempo de mercado tem mais dificuldade para se posicionar, tendo uma competição muito maior.
Mid Tail
Termos mais específicos do que a Head Tail, porém menos específicos do que a Long Tail, por isso o termo ‘Mid’. Possui bom volume de buscas. É importante que as concorrências do seu mercado sejam muito bem avaliadas e o planejamento estratégico seja muito bem feito para você conseguir se posicionar.
Long Tail
Tema do nosso texto, é o trabalho com palavras bem específicas, o mais possível. Por exemplo: uma pesquisa com a palavra ‘camisa’ se enquadra em Head Tail por ser bastante genérica. Se essa pesquisa mudar para ‘camisa vermelha Manchester tamanho M’ já se torna um nicho muito mais específico e se enquadra em Long Tail. A diferença é de fácil percepção. Se o trabalho for feito com uma estratégia boa em todos os termos possíveis na Long Tail, o desempenho para seu site será muito maior, pois o volume da palavra chave na calda longa é menor, tornando o termo segmentado e aumentando a qualidade do lead.
Conclusão
Quando a Cauda Longa é bem trabalhada, os acessos do seu site ou loja virtual tem melhor qualidade em termos de busca e maior taxa de conversão. Otimizar as páginas e call-to-actions também podem aumentar os resultados. Os resultados das ações de SEO impactam diretamente o seu faturamento. Quanto mais visitas qualificadas, maior sua taxa de conversão em vendas. Não se esqueça que o principal objetivo de usar as long tail não é a manipulação dos sistemas de busca para melhorar o ranqueamento do seu site, mas sim entender o que a sua audiência está buscando, quais questões ela quer solucionar e o que ela está pensando quando vai fazer uma busca pelo Google para assim te encontrar.
Se tiver alguma dúvida de como aplicar esse conceito no seu negócio, deixe um comentário 😉
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