Por que seu e-commerce precisa de um blog?
Se você tem um e-commerce e não tem um blog, com certeza surgiu uma dúvida na sua cabeça ao ler o título desse texto e é mais provável ainda que não saiba a resposta dessa pergunta ou que ache que não precisa de um blog. Pois é, muitos empresários que possuem uma loja virtual pensam assim, que o faturamento vai vir apenas pelas vendas diretas. Basta ter uma loja, um estoque, base de e-mails e pronto! Mas se o serviço não for bom, você não passar confiança e se não tiver maneiras de fazer esse cliente voltar a comprar, uma hora a venda direta vai estagnar e falhar. É por esses motivos que o blog é de suma importância para sua loja virtual. Nesse texto você entenderá um pouco dessa importância.
Principais benefícios de ter um blog
Muitos empreendedores passam horas e mais horas pensando em técnicas e soluções inovadoras para aplicar em seu negócio, mas acabam se esquecendo de fazer o básico. E ter um blog que entregue conteúdo de qualidade e que gere valor para seu público é de fundamental importância para o marketing digital.
As empresas que estão antenadas no mercado sabem muito bem qual é a importância do blog, principalmente no que diz respeito ao aumento do tráfego e o aumento na geração de leads. No entanto, inúmeros outros benefícios ainda estão a favor de quem investe nessa poderosa ferramenta de marketing, especialmente para o comércio eletrônico. Você pode ampliar as chances de receber cobertura de algum site de notícias, que são geralmente mais vistos como fontes mais confiáveis de opinião, por exemplo. E, além disso, o que significa tudo aquilo que você ouve sobre marketing de conteúdo? Para a maioria das empresas, isso significa escrever bons posts de blog. O importante é pensar que, uma vez que grande parte dos concorrentes não investe em blogs, essa é uma enorme vantagem competitiva para você, já que será possível destacar sua empresa das restantes.
Se o seu público é pequeno, você poderá ficar tentado a não criar um blog, por sentir que ninguém vai ler. Não desista. Deixar de praticar é uma forma de garantir que seu público continue pequeno. Mesmo que você não faça nada revolucionário, o blog ajuda seu site em termos de SEO. Isso é especialmente verdadeiro, caso você produza conteúdo ao qual as pessoas queiram fazer links. Em primeiro lugar, ter um blog significa ter mais páginas para seu site. Mais páginas significam mais links internos apontando para sua página inicial. Manter um blog regular também indica que o seu site está sendo atualizado. Os motores de busca monitoram essas mudanças. Cada página nova é um sinal de que seu site está ativo. O Google premia essa medida ao ranquear seu site em posições mais altas. Estar entre os primeiros resultados é bem difícil, mas não é impossível, principalmente se você estudar um pouco de SEO e trabalhar as técnicas de forma correta. É muito importante que você entenda o funcionamento das palavras chaves, bem como encontre as palavras chaves negativas que influenciam a confusão de seu público alvo, pois isso pode prejudicar a ação de compra.
Posts em blogs são importantes também para você mostrar que entende do seu produto ou seu serviço. Textos com uma dúvida sobre itens de um mesmo assunto, ou identificando um possível problema do seu cliente, explicando o motivo desse problema acontecer e, principalmente, dando uma solução, são muito eficazes. Eles estreitam a relação com seu cliente, esclarecem qualquer tipo de dúvida e, o mais importante, servem como um incentivo a mais para a compra. Uma boa ferramenta para ajudar a bombar seu blog é o Google Adwords, de fácil manuseio, mas de grandes resultados. Mas lembre-se: só comece a anunciar depois ter uma quantidade relevante de conteúdo.
Conclusão
Nunca se esqueça que seu conteúdo escrito estará presente no futuro. Algo que você tenha publicado no ano passado pode ter um acesso nesse exato momento. Embora você possa não deter clientes atualmente, um post poderá somar milhares de visualizações durante seu período no ar. Não seria ótimo gerar uma venda com uma publicação feita há mais de 1 ano? Portanto, crie conteúdo, torne-se uma autoridade, faça boas indicações. Fale sobre coisas interessantes, sabendo lidar com seu público alvo, sabendo a forma de se comunicar com ele. Dê dicas de produtos, fale também sobre a sua área de atuação e como ela se desenvolve. São inúmeros os assuntos que podem ser abordados em cada blog post, independente do seu nicho de mercado.
E aí, que tal começar a criar um blog para sua loja virtual?