Principais motivos para sua empresa estar no Facebook
Você não precisa ser um empreendedor de sucesso para reconhecer a necessidade de ter uma página no Facebook, mas muitas empresas ainda não percebem como é importante ter também um planejamento de ações ao se utilizar as mídias sociais. Não tem como fugir! Seja você empresário de micro e pequena empresa, empreendedor digital, consultor de negócios ou profissional liberal… Vivemos num mundo conectado e a tendência de surgirem novas formas de se comunicar e conectar pessoas vem crescendo rapidamente. O impacto sobre nossa vida pessoal e profissional das redes sociais, aplicativos e tecnologias que possibilitem a comunicação é maior do que você imagina.
Seja para atrair novos clientes, promover um bom relacionamento com os atuais ou expandir a presença digital da marca, não há dúvidas quanto ao poder das redes sociais. Neste contexto, elaborar uma estratégia de marketing no Facebook, para grande parte das empresas, é a melhor solução. Isso se deve principalmente ao potencial desta rede, que é considerada a maior, no Brasil e no mundo, em quantidade de usuários ativos.
E agora, o que sua empresa ou negócio tem a ver com isso? TUDO. O seu cliente pode estar ali, conectado. Você já pensou nisso? O que acha da sua empresa se comunicar com ele através do Facebook? Vou te passar os principais motivos para você começar a investir nessa rede social.
Rentabilidade
O primeiro grande benefício de anunciar na rede mais popular do planeta é o fato de ser um investimento muito mais acessível para médias e pequenas empresas do que anunciar nas mídias tradicionais. O Facebook é um site e serviço de rede social gratuita onde o usuário pode criar um perfil pessoal ou uma página para seu negócio. A Fanpage é uma página específica para a divulgação de sua empresa e marca, sem maiores riscos de ter sua conta excluída pelo Facebook por publicidade e anúncios. O Facebook Ads, é uma estratégia que pode melhorar significativamente a interação com o público ou aumentá-lo. O custo relativamente baixo que ele tem faz com que os seus benefícios sejam ainda mais tangíveis.
Promoção e Segmentação de Anúncios
A página apresenta a possibilidade de promover anúncios pagos ou gratuitos para sua empresa e marca. Acompanhar o desempenho dos resultados das campanhas, parar e alterar quando for conveniente e em tempo real. Você pode dar visibilidade em escala para sua empresa e marca. Suas postagens podem chegar a milhares de usuários e em um tempo recorde. Os usuários da rede social podem ser locais, espalhados em território nacional e – por que não? – em territórios internacionais. Sua empresa e marca podem ser conhecidas no mundo. Você já pensou em atender pedidos de clientes vindos de vários estados brasileiros e até de outros países? É possível direcionar esta publicidade para um público segmentado para ser mais assertivo na comunicação, economizar tempo e dinheiro. Para isso, o Facebook apresenta a opção de segmentar o anúncio e encontrar o perfil que sua empresa procura, o que facilita muito já que a rede tem 1 bilhão de usuários no mundo que possuem preferências, gostos, cargos e interesses variados. A segmentação pode ser feita por diferenciações de localização do usuário, perfil demográfico (sexo, idade) e interesses, que busca pelas informações que estão disponíveis no perfil de cada usuário. Encontrar o seu nicho é fundamental para que você alcance uma audiência qualificada.
Evite postagens meramente publicitárias, como “Compre nosso produto, o melhor do mercado” ou “Vendo produto x”. Ofereça algo a mais para o cliente: dicas, novidades, curiosidades, um banner engraçado ou um conteúdo relevante para que ele se conecte com sua empresa e marca.
Variedade de Anúncios
A variedade de formatos para os anúncios também torna o Facebook mais interessante. O anunciante pode, de acordo com o seu objetivo, optar por promover a página para gerar mais conexões; impulsionar um dos posts já feitos na página, que pode ser utilizado para divulgar ofertas específicas; anunciar um link externo, para incentivar mais visitas a determinado site ou também atrair potenciais clientes que ainda estão em estágios menos avançados de preparação e interesse para a compra, mas isso com a ajuda do Facebook Ads, que pode levar o usuário a curtir a página da empresa e criar um vínculo que deve ser trabalhado e potencializado com o tempo para gerar confiança e fazer com que o cliente se lembre da sua empresa no momento em que for fazer a compra.
Acompanhamento
O Facebook oferece como ferramenta também o acompanhamento dos insights de audiência do anúncio, com relatórios em tempo real indicando o sucesso da campanha. Este recurso permite saber exatamente quais os erros e acertos da campanha, possibilitando a melhoria para os próximos anúncios.
Se Faça Presente
Reflita: Você como um consumidor online, caso fosse fazer uma compra hoje, faria essa compra numa empresa que não tem site, fanpage ou que não aparece nas buscas do Google e apresenta conteúdo nas redes sociais? Entenda seu público-alvo, invista na qualidade visual de suas postagens, tenha um planejamento de publicações aliadas a uma estratégia de marketing e relacionamento com o cliente, saiba moderar postagens, acompanhando tendências e monitorando o que seu concorrente está fazendo nas redes sociais e não fique para trás!
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