O que NÃO fazer no Instagram da sua empresa
Ferramenta online de compartilhamento de fotos e vídeos, o Instagram atrai visualmente e muitas vezes as imagens falam por si só e são capazes de conquistar um novo cliente ou converter uma venda.
Com mais de 400 milhões de usuários ativos, é uma das redes sociais que mais ajuda uma empresa a garantir a aproximação com o seu público alvo e impulsionar seus negócios.
O consumidor virtual tem se tornado cada vez mais exigente e espera que a empresa escute o que ele diz e quer. E o Instagram permite essa interação, já que é uma ferramenta ampla, direta e de fácil manuseio e monitoramento.
Porém, como toda rede social, para atrair consumidores o Instagram precisa ser utilizado da maneira correta. Veja abaixo o que não fazer no Instagram da sua empresa:
Não misture a conta pessoal com a conta da empresa
O perfil da sua empresa tem o objetivo de atrair como seguidores possíveis clientes. O seu perfil pessoal serve para compartilhar com os seus amigos momentos da sua vida. Não confunda e misture os dois.
Postar foto do seu almoço, se esse não for o segmento da sua empresa, não atrairá seu público-alvo, então deixe essa publicação para a sua conta pessoal. Para dar um ar mais pessoal ao material da sua empresa, publique fotos da rotina de trabalho, da equipe, de treinamentos, eventos… mas tudo sem desfocar do que é relevante ao seu público de interesse.
Não utilize imagem de outros perfis sem os devidos créditos
Sabe aquela imagem legal que combina com a sua empresa, que você encontrou e salvou enquanto navegava por outros perfis?
Você pode até usá-la, desde que não se esqueça de dar os devidos créditos, afinal, você não quer que o seu perfil seja invadido por comentários negativos dizendo que você roubou a imagem, não é mesmo? O ideal é que as imagens usadas sejam próprias, mas caso não sejam, nunca deixe de dar os créditos ao autor.
Não fique no “vender, vende, vender”
O Instagram é uma ferramenta de relacionamento e a empresa deve usá-lo como forma de engajamento e diálogo com o seu público alvo, não como meio de divulgação de campanhas apenas voltadas para venda de produtos.
É claro que, ao oferecer um conteúdo de qualidade, vendas surgirão, mas não faça desse o objetivo da plataforma ou estará indo de encontro ao fracasso.
Não poste excessivamente ou escassamente
Quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? E se você quer que sua empresa seja vista no Instagram, é necessário que faça postagens recorrentes, mas sem extremos.
A publicação diária de muitos posts, principalmente em espaços curtos de tempo, afastam os seguidores porque começam a poluir a timeline e se transformam em um incômodo. Assim como publicações as publicações escassas, que aparecem, por exemplo, somente de mês em mês, também afastam.
Se o perfil não oferece o que ver, para que vou segui-lo? O ideal é acompanhar e anotar os números de curtidas, de seguidores e comentários para assim aprender a dosar as postagens.
Não publique apenas imagens institucionais
As pessoas gostam de seguir no Instagram perfis que lhes ofereçam imagens atraentes. Se a sua empresa só publica fotos da logo marca ou do escritório fatalmente ela deixará de conquistar seguidores. Invista em conteúdo realmente interessante para o seu público alvo e em imagens que chamarão a atenção.
Não use hashtags excessivas
O uso de hashtags é essencial no instagram, já que permite que as pessoas encontrem com mais facilidade posts e temas específicos, mas deve ser moderado.
Publicações com hashtags demais tendem a ficar poluídas e afastam as pessoas e diminuem a quantidade de interação com a publicação. O ideal é pesquisar quais são os temas mais procurados pelo público da sua empresa e inseri-los na sua publicação de forma natural.
Ameiiii vcs arrasam