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5 dicas de marketing de conteúdo para pequenas empresas

Em um mundo cada vez mais digital, as lojas virtuais vêm crescendo e se tornando indispensáveis. Mas não basta apenas ter um comércio online, é preciso se adaptar a esse universo, buscando formas de atrair consumidores até a loja. E é aí que entra o marketing de conteúdo.

Mas o que é marketing de conteúdo? Segundo o Content Marketing Institute, pioneiro em estudos sobre o assunto, “marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégico focado na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público bem definido – e, finalmente, para dirigir uma ação rentável do cliente”.

Ou seja, além de vender o produto, é necessário criar conteúdos, sejam eles posts, artigos, vídeos, fotos, que sejam interessantes e úteis ao seu público-alvo e os levem a um maior engajamento e a uma avaliação positiva da loja virtual. Quanto maior for o tráfego de pessoas no site, maior a possibilidade de vendas.

Um exemplo de que o marketing de conteúdo é necessário e eficaz é a Foiled CupCakes, empresa de Mari Luangrath que começou suas vendas de cupcakes online em 2009. Com o site funcionando incorretamente e sem nenhuma venda após 6 semanas, Mari foi para o Twitter e começou a mandar mensagens, com temas que as pessoas já haviam demonstrado interesse, iniciando conversas com seu público-alvo. Essa aproximação deu resultado e as pessoas começaram a falar da Foiled Cupcakes. Em menos de 6 semanas, saltou de 0 para 2.200 seguidores da empresa e chamou a atenção da mídia nacional. Somado à postagens diárias em seu blog, a Foiled Cupcakes ultrapassou sua meta de vendas em mais de 600%.

Confira aqui 5 dicas rápidas de marketing de conteúdo para pequenas empresas:

1. Faça um calendário de marketing de conteúdo

Ter um calendário programado vai te garantir a criação de conteúdo em tempo útil, com uma quantidade definida de tempo para traçar estratégias, ideias, criar e publicar.

2. Concentre-se nas redes sociais

Redes como o Facebook, Twitter, Instagram e Youtube têm hoje milhões de pessoas presentes e fazem parte da vida do consumidor, influenciando-o no comportamento e até na decisão de compra.

3. Crie um blog

O blog é uma excelente ferramenta para estreitar relacionamento com o cliente e conquistar outros. Ele cria uma conversa de duas vias, te permitindo incentivar comentários e perguntas.

4. Utilize conteúdo visual

O conteúdo visual tende a ser mais atraente ao leitor. Além do texto, adicione sempre imagens que manterão o visitante envolvido com o conteúdo.

5. Atualize sempre

Você não deve nem precisa dar a seu cliente uma overdose de conteúdo, mas é preciso oferecê-lo o suficiente para que volte a visitá-lo.

Um marketing de conteúdo bem elaborado ajuda a empresa a conquistar mais espaço na internet, como referência de conteúdo informativo ou de entretenimento. Ele estreita o relacionamento com o cliente, permitindo que você o conheça melhor e possa buscar atender suas necessidades da forma que ele deseja. Quanto melhor for o que você oferece, maior será a procura e satisfação.

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