Ensinamentos do Super Bowl
O Super Bowl é um dos maiores eventos esportivos do planeta. Entre os encontrões e touchdowns, os EUA param. Muitas empresas aguardam o evento para lançar algum produto nos intervalos milionários, onde alguns segundos valem uma fortuna, e muita gente vai a loucura no sempre esperado “Halftime show”.
E você pode até não conhecer as regras ou entender muito bem o Super Bowl, mas o evento proporciona alguns ensinamentos que vão além do esporte.
- Acredite em você, supere as críticas.
Joe Flacco, quarterback (jogador que faz os lançamentos) está há cinco anos no Baltimore Ravens, e sempre teve bons números na NFL (liga profissional de futebol americano), mas constantemente era criticado por falhar em momentos decisivos e nunca ganhou a confiança da torcida em levar o seu time a ser campeão do Super Bowl. Na edição deste ano, foi eleito o MVP (jogador mais valioso) e igualou o recorde de Joe Montana (lenda da NFL). Tem tudo para ter seu contrato renovado por um valor 5x maior do que ganha atualmente.
Nem tudo é como queremos. Críticas, erros e contestações fazem parte da nossa carreira. Saiba usar isso como combustível para o sucesso, a recompensa vem quando você menos espera.
- Tenha sempre um plano B. Ele pode ser seu caminho para o sucesso.
Apesar da derrota do 49ers, Colin Kaepernick foi uma das grandes sensações da temporada. Ele que também é Quarterback, era reserva da equipe do San Francisco e considerado inexperiente até a 10a semana, quando o titular Alex Smith se contundiu. Com um repertório ousado de jogadas, assumiu a posição, e foi um dos destaques da equipe, e muitos especialistas dizem que se não fosse por ele, o 49ers não teria chegado ao Super Bowl XLVII.
Por mais que planejamos nossas estratégias, é sempre bom estar preparado para o inesperado. Caminhos alternativos e ousadia podem surpreender concorrentes e trazer vantagem competitiva.
- Tenha membros experientes em sua equipe
Ray Lewis já foi o MVP, da até então única conquista dos Ravens, em 2001. Considerado um dos maiores linebackers (defensor versátil) da história, sempre foi um exemplo dentro de campo para os companheiros e até para os adversários, pela determinação, raça e fé na equipe. Após 17 anos na NFL (todos pelo Baltimore Ravens), encerra a carreira como bicampeão do SuperBowl.
Ter pessoas mais experientes na equipe, que já passaram por situações parecidas anteriormente e tem certa bagagem, pode confortar e ajudar na tomada de decisões.
- Tenha foco, siga seu caminho.
Filho do ex-jogador de futebol americano Jack Harbaugh, John Harbaugh tem o futebol americano em seu DNA. Fez parte da equipe na universidade de Miami, mas nunca jogou a NFL. Apesar de continuar no esporte, optou por não seguir o caminho do irmão e do pai, e desde a década de 80, se dedicou ao trabalho como técnico. E na final do seu primeiro Super Bowl, conquistou o titulo justamente contra seu irmão, Jim Harbaugh, ex-jogador da NFL, que já foi eleito o melhor técnico do ano (em 2011).
Muitas vezes temos a pressão da família em seguir os passos de outros familiares. Isso nem sempre é prazeroso e traz resultados. Siga seu caminho. Você pode até seguir no mesmo ramo da família, mas quem sabe seu sucesso não está em funções diferentes?