5 motivos pelos quais sua loja virtual não vende
Vivemos em um cenário digital aonde as lojas virtuais vêm ganhando cada vez mais espaço e conquistando os consumidores. Para não ficarem atrás no mercado, os empresários têm corrido para o comércio online e muitos iniciantes se decepcionam ao não conseguirem vender ou venderem pouco.
Ao analisar os motivos da não-conversão de vendas, é possível perceber que na maioria dos casos o problema não está no mercado e sim na própria loja, que não aparece em resultados de buscas ou não desperta o interesse do consumidor.
Na maioria dos casos, também, os erros cometidos na construção da loja virtual são causados por ações que parecem inofensivas, mas que podem gerar estragos se forem ignoradas.
Por isso, listamos cinco motivos pelos quais sua loja virtual não vende:
1. Achar que basta abrir uma loja online para vender
Existem bilhões de lojas online e ao abrir mais uma, não pense que as pessoas irão visitá-la na mesma hora. Direcionar tráfego para a sua loja requer tempo, esforço, investimento e paciência.
É preciso que ela atraia o consumidor, seja visualmente, pela qualidade dos produtos, pelos preços, etc, para que assim comece a converter vistante em clientes.
2. Não ter uma estratégia de SEO definida
Os buscadores são a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet e ter uma estratégia de SEO bem definida é a garantia de um melhor posicionamento do seu site em uma página de resultados de uma busca. É um trabalho constante e que deve começar a ser feito assim que a loja é aberta.
3. Abrir mão dos canais de marketing
Os resultados vindos da divulgação da loja virtual através de canais de marketing requerem tempo para aparecer, mas valem a pena. Saiba esperar, avalie as campanhas que mais deram certo – e as que não – e invista de forma mais específica e direcionada nos tipos de anúncios que funcionaram.
4. Não ter informações para contato
O cliente precisa confiar na sua loja, por isso não basta apenas ter um e-mail ou números de telefones que não atendem como informações de contato.
Ofereça um atendimento eficiente e personalizado, seja através de chat, whatsapp, telefones funcionais, que permita ao cliente tirar suas dúvidas e se sentir mais seguro ao comprar online na sua loja.
5. Ter problemas de usabilidade
Navegação confusa que dificulta o processo de compra, imagens de baixa qualidade que não permitem uma visão adequada do produto, descrições exageradamente voltadas para as características técnicas do produto e não para as necessidades do usuário, formulários extensos, são alguns exemplos do que pode dificultar a usabilidade do site e minar o interesse de compra do potencial cliente.
O desenvolvimento de um e-commerce vai muito além de uma lista de produtos na internet e um botão de comprar. Se você não está satisfeito com a sua loja, solicite um diagnóstico gratuito e saiba como podemos ajudá-lo ao alcançar o sucesso!