O e-commerce veio para ficar
O wikipédia define e-commerce como “tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador.”
A palavra e-commerce está cada vez mais constante no nosso dia a dia. O comércio eletrônico passou de uma simples curiosidade na internet para uma ferramenta que otimiza nosso tempo e poupa nosso dinheiro. A facilidade de comprar pela internet nos livrou de filas imensas e nos deixou no conforto de nossas casas a alguns cliques do produto que queremos.
O crescimento do número de lojas virtuais nos últimos anos foi impressionante e, mesmo assim, pesquisadores e especialistas concordam que ainda há espaço para entrada de novas lojas virtuais e, por que não, a criação de novos mercados.
Há poucos anos atrás, falar de comércio eletrônico era algo para poucos, visto que para implantar uma loja virtual era necessário um investimento alto. Hoje, porém, temos uma nova realidade no e-commerce e dar vida à uma loja virtual é viável a quase todas as empresas, independentemente de seu porte.
Temos uma vasta gama de plataformas de e-commerce disponíveis com preços que cabem em qualquer orçamento, com operações relativamente simples e com diversos recursos. Basta, é claro, analisar se elas se adequam à necessidade do seu empreendimento.
Apesar de ser um assunto relativamente novo pra muitos consumidores, o e-commerce já está passando por uma nova fase de reinvenção. O mundo é mobile, então as empresas que quiserem sobreviver no mundo digital e globalizado precisam adaptar suas lojas aos dispositivos móveis. No Brasil, o m-commerce (Mobile Commerce) ainda é tímido, mas como eu disse, sua adaptação é questão de sobrevivência no mundo digital e a tendência é que o m-commerce cresça.
Bem, o mundo é grande e as possibilidades de uma loja virtual são inúmeras! É claro que esse texto foi bem introdutório no assunto, a implantação de uma loja virtual é mais complexa e precisa passar por algumas etapas de planejamento que abordaremos semanalmente. E então, você já pensou em implantar um e-commerce para seu negócio?